Notícias

Opinião – José Richard


17/05/2024 - Edição 2198

E as doações para o Rio Grande do Sul continuam a chegar nos diversos pontos de arrecadação da região. No Espaço Ilha Notícias, localizado na loja no Ilha Plaza Shopping, chegam doações a todo momento. É emocionante essa manifestação de solidariedade ao povo gaúcho. Gente simples tem feito esforços para protagonizar seu papel humanitário. Sinto que cada objeto doado vai junto com um abraço carinhoso aos homens, mulheres e crianças que estão sofrendo com essa tragédia inesperada que destruiu vidas e sonhos. 

Que com as doações as vítimas das enchentes não passem fome, nem frio e se sintam agasalhadas e queridas por todos os brasileiros que estão ajudando, especialmente pelos insulanos. 

Por outro lado, diante dessa tragédia, precisamos refletir sobre o nosso papel neste planeta e tratá-lo melhor. Ferido, ele parece atualmente estar reagindo às agressões das suas terras, ar, água, animais e florestas. Todos elementos sofrem agressões gigantescas diariamente em todo lugar. Chaminés, pelo mundo afora, não param de jogar gases tóxicos na atmosfera, além dos desmatamentos intencionais produzidos em todos os continentes. 

Na nossa região, a Baía de Guanabara e o Rio Guandu são feridas expostas contaminadas por bactérias prontas para envenenar nossa população. População que hoje ainda consegue lavar objetos, tomar banho e beber pela ação gigantesca de despoluição através do uso da tecnologia, filtros de alta capacidade e produtos químicos cada dia mais agressivos para a nossa saúde. 

As chuvas torrenciais no Sul, segundo os cientistas, aconteceram devido as mudanças climáticas e o movimento das nuvens, ventos e temperaturas geradas em outras regiões do planeta e que desabaram casualmente nos pampas. Mas por aqui, estamos convivendo com a situação gravíssima da poluição das nossas águas e silenciosamente estamos todos sendo contaminados.  

Precisamos evitar aqui um problema diferente, mas também muito grave.