Opinião

Opinião - José Richard


21/07/2023 - Edição 2155

Algumas pessoas ainda se referem a Ilha do Governador como um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Mas desde 1981, a Ilha é reconhecida oficialmente como uma região do município onde estão localizados 14 bairros. Tubiacanga foi o mais recente a ganhar esse status. 

O que é estranho entre os insulanos é a divisão dos bairros, como por exemplo a Colônia Z-10 ser considerada, nos mapas oficiais, como pertencer ao bairro do Cacuia. Outro inexplicável entendimento é no início do bairro da Portuguesa - onde aliás está localizada a redação do Ilha Notícias -, e mencionada como pertencer ao bairro do Galeão, aquele localizado logo no início da entrada da Ilha onde está a Vila Militar da Aeronáutica. 

Mas destacar essa definição de bairro para região é importante, principalmente considerando o peso na definição de políticas públicas que são muito diferentes quando destinadas a um conjunto de 14 bairros com uma população de cerca de 300 mil habitantes, como é o caso da região da Ilha do Governador - número de habitantes superior a muitas de cidades de porte médio. Os pesos são diferentes. 

Nas questões de transporte, saúde e educação, por exemplo, os projetos e ações públicas ganham peso e prioridade quando planejadas para uma região com as características da Ilha, em comparação a destinação de recursos públicos para apenas um bairro. E na Ilha do Governador muito mais, sobretudo pelas suas características geográficas no meio da Baia de Guanabara em uma área relativamente pequena de cerca de 33km², mas cuja potencialidade de desenvolvimento é muito grande e onde quase todos os espaços estão ocupados com atividades produtivas e grande densidade populacional. 

A voz de uma região unida é mais forte!