Opinião

Opinião - José Richard


04/11/2022 - Edição 2118

A Ilha do Governador já possuiu duas das melhores empresas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro, e isso pode parecer ser uma afirmação apenas saudosista dos anos 80 e 90, e que infelizmente não se reflete na realidade que vivemos hoje diante das grandes dificuldades que os insulanos enfrentam na dependência dos coletivos para se deslocarem. Parece que foi um sonho 

Atualmente, em certos momentos e linhas, é quase um caos viajar de ônibus, tanto para fora da Ilha como para ir de um bairro a outro sem sair da Ilha. Lembro que a empresa Transportes Paranapuan era modelo na cidade pelos ônibus sempre novos e com uma garagem e oficina que garantiam uma retaguarda de manutenção muito competente. Dificilmente se percebia nas ruas algum ônibus da empresa precisando de conserto. Era um tempo que não existia a opção do serviço de vans e kombis mas tudo funcionava bem na Ilha para o transporte de passageiros. 

Naquele tempo, em torno da década de 90, a Viação Ideal se desdobrava em manter o padrão de qualidade dos serviços e competia positivamente com a Paranapuan. Eram muito poucas as reclamações. Aliás, éramos felizes e não prevíamos o que vinha pela frente.  

Lentamente a qualidade dos serviços começou a despencar e a Paranapuan, que era referência na cidade, começou a descer a ladeira. A Ideal se sustentou e passou a ocupar o espaço de melhor empresa de ônibus da Ilha. Os esforços valeram e a Ideal conseguiu superar maus momentos e agora oferece um bom serviço, mesmo diante das circunstâncias e concorrências que não existiam antigamente, como Uber e vans.    

Quero dizer enfim, que agora após a pandemia inesperada que afetou os negócios no mundo todo é importante que possamos ter uma nova e revitalizada Paranapuan, não só para seus donos e funcionários, mas principalmente para nós moradores e passageiros. Vamos pensar positivo e trazer boas energias.