Opinião

Opinião - José Richard


05/08/2022 - Edição 2105

Um grave problema que persiste há anos e piora a cada dia é a absoluta falta de planejamento e fiscalização do sistema público de transportes de passageiros. A maioria da população, que é aquela cujas pessoas dependem de condução para se deslocar para os compromissos diários sofre muito e todos os dias.  

O insulano em especial, que poderia contar com a alternativa das barcas, e ter o melhor sistema de mobilidade urbana da cidade se sente frustrado pela inércia de ações das autoridades que não agem para exigir das empresas concessionárias do sistema uma prestação de serviço de transporte hidroviário que atenda a população. É uma vergonha! 

As barcas só funcionam em três horários de ida pela manhã e outros três com viagens de volta no final da tarde, num total descaso com as necessidades da população que sempre acreditou nas promessas de mais horários durante todo o dia e a integração com linhas de ônibus ou vans. Isso nunca foi feito e a cada dia o serviço se torna pior. Muito pior! 

Quanto aos ônibus, depois da pandemia, as empresas da Ilha ainda não estão atendendo todas as linhas e a frota parece que encolheu. Tem linhas que os ônibus levam quase uma hora para passar. Pior é o caso dos trabalhadores do aeroporto que não possuem nenhuma opção e são obrigados a usar meios de transportes bem mais carros que os coletivos. 

Faltam ações simples para tornar o sistema de transporte público na Ilha o mais eficiente da cidade. Basta que as autoridades responsáveis do município e do estado queiram e trabalhem para isso, mas infelizmente, vivemos um clima de total omissão das responsabilidades.