Opinião

Opinião - José Richard


Por José Richard

22/04/2022 - Edição 2090

Por coincidência, na mesma noite de quarta para quinta desta semana, a Associação Atlética Portuguesa e o Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha ocuparam espaço importante na mídia nacional projetando de modo muito positivo a Ilha do Governador no cenário nacional do futebol e do samba. 

Na quarta, pouco antes da meia noite, a equipe de futebol profissional da Portuguesa lutou fora de casa, na cidade de Londrina, cumprindo tabela da Copa do Brasil, durante partida contra o Corinthians, um dos times mais poderosos do Brasil e que possui a segunda maior do país e que lota os estádios ondem acontecem suas partidas, funcionando como um décimo terceiro jogador que costuma atemorizar a equipe adversária. Mas o jogo fora de casa, diante do timão, não assustou a zebra. A Portuguesa saiu na frente com um belo gol de Cafu e só cedeu o empate depois de ameaçar diversas vezes ampliar o placar. O time representou com brilho nossa terra. 

Também na quarta depois da meia noite, e para ser mais exato, já na madrugada da quinta, foi a vez da insulana União da Ilha dar um show no Sambódromo desfilando pelo Grupo Ouro. E a União desfilou com força e harmonia realizando uma apresentação monumental ao nível para disputar o campeonato do Grupo Espacial. A União olhou prá cima!  

Foi uma apresentação de grande envergadura, brilho e corres, que contou com grande animação dos 2.000 componentes, que brilharam ao lado de alegorias criativas e a beleza dos três carros. Foi um desfile brilhante. E como já disse, a União da Ilha olhou prá cima, fez uma apresentação para vencer.  

Transmitido ao vivo pela principal emissora de televisão, o Rio de Janeiro estendeu o tapete para a volta da União ao Grupo Especial, onde a escola deveria ter lugar de honra. Alguns de seus sambas enredo estão entre os melhores de todos os tempos, como por exemplo: Domingo, É Hoje e O Amanhã, entre outros sambas fantásticos da escola. 

Parabéns Lusa e União!