Opinião

Opinião - José Richard


08/04/2022 - Edição 2088

Quando as autoridades vão acordar e criar mais variantes para o transporte passageiro e cargas utilizando a Baía de Guanabara?  É incrível a absoluta omissão dos políticos que não movem um dedo para resolver essa questão vital para o desenvolvimento da região e cuja solução pode facilitar a circulação das pessoas pela cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana. 

 A Ilha do Governador, praticamente no centro da Baia de Guanabara seria muito beneficiada na medida em que tem indústrias importantes, como Shell e Moove, entre outras, cujas atividades de refino e produção de derivados de petróleo poderiam utilizar os caminhos marítimos para a distribuição de seus produtos. As fábricas estão localizadas com plantas às margens da baía onde recebem navios de porte que atracam ao lado das fábricas para descarregar matéria prima. 

Incrível também, o descaso com a logística do aeroporto internacional Tom Jobim, localizado na Ilha e cuja inércia de projetos de crescimento poderia animar o seu próprio desenvolvimento com a construção de um píer especial para transportar, em embarcações modernas, passageiros e cargas até o aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade. Além de facilitar as conexões dos voos do Galeão com o Santos Dumont, o uso de embarcações agilizariam os deslocamento, diminuiriam o volume de veículos circulando nas ruas, onde os engarrafamentos são inevitáveis e os riscos incalculáveis. 

Não falo de alguma novidade. Existem prontos estudos, arquivados na UFRJ, produzidos por teses de alunos, que propõem a criação de rotas marítimas entre os aeroportos, incluindo projetos para a construção das embarcações a serem utilizadas. Ninguém mexe nisso e aproveita essas ideias por absoluta estupidez e falta de sensibilidade. Soluções existem para estimular o desenvolvimento, criar novas oportunidades e a falta de criatividade que vivemos nas últimas décadas. É preciso analisar imediatamente esses os estudos e aplicar nas grandes oportunidades que as águas da baía de Guanabara nos oferecem. 

A população da Ilha do Governador vive estrangulada no trânsito há anos. É um caos quase diário circular na região, mesmo quando não acontecem as combatidas, mas necessárias blitz da PM. Com uma única saída por terra, o problema para entrar ou sair da região persiste há anos. E, se continuar a inércia e omissão das autoridades, daqui a dez anos vamos olhar para o passado e achar que hoje tudo era uma maravilha. É o risco que corremos e pode acontecer.