Opinião

Opinião - José Richard


Por José Richard

29/01/2022 - Edição 2078

Tenho um amigo, que é excelente advogado e principalmente um cidadão no qual se destaca pelas questões sociais e tem um forte compromisso humanitário e de solidariedade com as pessoas sem teto, desabrigados, desempregados e que vivem embaixo das marquises e tapumes das principais vias da Ilha do Governador.  Duas vezes por semana, à noite, ele costuma preparar e distribuir uma boa quantidade de quentinhas para essa gente que sofre, constituída principalmente por idosos, mulheres, crianças ou deficientes. 

Cada um deles tem uma história de abandono ou erros que os jogaram no andar debaixo da sociedade. Vivem sem esperança no amanhã e alguns são vítimas das drogas, numa existência sofrida cujos valores ficaram pelo caminho. São agradecidos por qualquer generosidade e os olhos brilham num sorriso largo quando as quentinhas, com arroz a carreteiro, oferecidas pelo Dr. Neto chegam para matar a fome. Enquanto comem contam histórias e pode-se perceber um clima de fraternidade entre cada grupo dessas boas pessoas que se formam ao longo da Estrada do Galeão, entre outras, por todos os bairros da Ilha do Governador. 

A boa notícia é que o Dr. Neto não está sozinho. Outras pessoas e voluntários se disponibilizam através de ONGs, igrejas e outras instituições nos gestos de caridade e amor ao próximo, e se revezam na entrega de quentinhas aos abandonados das nossas ruas. 

O que preocupa é que devido à pandemia ter ultrapassado todos os prognósticos e não ter um fim previsto, muita gente, mesmo tendo onde morar sofre doente, desempregada e sem recursos, mesmo rendo casa para morar estão indo à noite para baixo das marquises para garantir quentinhas para toda a família. É um sinal preocupante que s situação de pobreza está piorando e não tem limite para piorar. 

Os preços nos mercados já estão na estratosfera atingindo a todos nós, e se não houvessem os gestos de carinho de tantos de bom coração a vida e o sofrimento de muita gente estaria pior. Portanto, Meu respeito e admiração a todos vocês que se dedicam a ajudar ao próximo desamparado.