Opinião

Opinião - José Richard

População da Ilha clama por um sistema de barcas eficiente


Por José Richard

14/11/2019 - Edição 1963

Horários atuais são insuficientes para atender a população insulana // Foto: Arquivo/IlhaNotícias
Horários atuais são insuficientes para atender a população insulana // Foto: Arquivo/IlhaNotícias

Até quando a inércia em busca de solução para o sistema de transporte de passageiros por barcas vai se prolongar? É absolutamente prioritária iniciar uma ação na qual a população da Ilha do Governador tenha uma opção, melhor e mais intensa, de transporte alternativo para se deslocar através de embarcações pelas águas da Baía de Guanabara, pelo menos, ao Centro da cidade.

O atual trajeto, entre o Cocotá e o Centro, com apenas três horários pela manhã e outros três no final do dia é muito pouco para uma população de cerca de 300 mil habitantes. É tempo de subir o tom para que o problema incomode a concessionária e chegue à mesa de quem pode decidir por mudanças substanciais na operação da linha marítima. É preciso acabar com os sacrifícios de grande parte da população que é vítima, diariamente, do desconforto e tempo perdido, nos deslocamentos para outras regiões da cidade, principalmente para o Centro.

A Estrada do Galeão, Linha Vermelha e Linha Amarela, principais rotas de quem trabalha ou estuda fora da Ilha, são um caos, sobretudo nos horários de pico, pela quantidade de veículos, gerando estresse, desconforto e mais perda de tempo para todo mundo, sejam passageiros do transporte público ou motoristas de carros particulares.

A opção de deslocamentos pelas barcas, nos dias de semana, com horários a partir de 6h da manhã a cada 30 minutos até às 21h é o ponto de partida de uma ação para atrair uma multidão de passageiros. Aos sábados, domingos e feriados essas barcas, que ficam paradas poderiam realizar passeios circulares entre Niterói, Paquetá e Centro da cidade, proporcionando à população chances de lazer e oportunidades de conhecer, com familiares, lugares muito interessantes da nossa cidade, como as praias de Paquetá, a beleza de Niterói e o Museu do Amanhã, entre outras fantásticas atrações da nossa cidade.