Opinião

Opinião - José Richard


03/12/2021 - Edição 2070

A Ilha do Governador tem características próprias que a fazem uma região diferente e muito melhor de viver do que as outras regiões da cidade. No aspecto econômico tem a vantagens de ser sede de diversas empresas de grande porte nas áreas químicas e de lubrificantes, que por si só representam uma potencialidade respeitada na área industrial gerando muitos empregos de qualidade. 

A resposta de como as coisas vão se ajustar conforme a pandemia vai acabando, depende muito de nossas ações concentradas em valorizar as empresas e serviços sediados na Ilha do Governador. O sufoco já passou, mas as dificuldades para manter as atividades produtivas funcionando e ao mesmo tempo recuperar receitas de negócios que foram cancelados por causa da pandemia é um desafio para qualquer tamanho de empresa. 

É indiscutível que cada insulano tem que prestigiar, de modo mais intenso, o comércio da região para estimular uma nova onda de crescimento e, sobretudo ampliar a oferta de vagas de empregos, gerando lucros e um crescimento acelerado de todo o sistema produtivo. A inércia para ganhar tempo e adivinhar o cenário futuro é a pior decisão. Ação é a palavra!  

Todavia, é preciso estar atento e cobrar que os sistema públicos de transporte – ônibus, barcas, vans, cabritinhos, moto táxi e barcas – seja bastante mais organizado para facilitar os deslocamentos e proporcionar ao conjunto envolvido – empregados, consumidores e empresários – melhor operacionalidade para deslocamentos na própria região. A atual confusão generalizada no trânsito é potencialmente fácil de ser resolvida na medida em que existe  demanda de passageiros e opções de transporte à disposição, embora nunca tão desorganizados e sem nenhuma fiscalização.  

Resumindo, a Ilha do Governador pode fazer a diferença na cidade. O aeroporto, o shopping e todo complexo de atividades produtivas de cada bairro insulano precisam de ajustem de gestão, e contar de verdade com ações planejadas dos serviços púbicos em cada área.