Opinião

Opinião - José Richard

A depressão é uma doença silenciosa e muitas vezes é tratada por familiares e amigos próximos como "frescura" ou "falta de alguma coisa para fazer"


Por José Richard

31/05/2019 - Edição 1939

O tratamento da depressão é necessariamente feito com auxílio médico e dura alguns meses
O tratamento da depressão é necessariamente feito com auxílio médico e dura alguns meses

O caso da adolescente que subiu no teto da passarela da Estrada do Galeão, em frente ao Casa Show, e acabou sendo resgatada pelos bombeiros nos faz parar para pensar em um grande e crescente mal que assola a nossa sociedade nos dias atuais: a depressão.

A doença é muitas vezes silenciosa, passando despercebida por familiares e amigos próximos e, por preconceito e falta de informação, muitas vezes é tratada como "frescura" ou "falta de alguma coisa para fazer", mas a verdade não é essa.

Em tempos em que familiares, mesmo morando sobre o mesmo teto, acabam sabendo mais um do outro pelas redes sociais do que em uma conversa na hora do almoço, por exemplo. É preciso levar em consideração que muitas dessas postagens não são exatamente verdadeiras, afinal, rede social é uma vitrine e poucos postam sentimentos ruins e as aflições que vivem. Acho que temos que ficar mais atentos ao comportamento e isolamento das pessoas que amamos. As vezes é melhor forçar um pouco e tentar quebrar as barreiras com diálogo, principalmente através da confiança e compreensão, do que ficar sabendo tardiamente de um quadro depressivo avançado, quando o tratamento é bem mais complicado.

O tratamento da depressão é necessariamente feito com auxílio médico e dura alguns meses, normalmente. Mas o mais difícil é justamente pedir auxílio, identificar que você ou alguém próximo precisa de ajuda e dar início a uma busca pela solução do problema.

Se você acha que pode estar deprimido e não tem com quem falar a respeito ou prefere não falar com alguém próximo inicialmente, saiba que existe o Centro de Valorização da Vida, onde voluntários estão prontos para lhe ouvir e auxiliar nessa batalha. O telefone do CVV é o 188, funciona 24h e a ligação é gratuita.