Opinião

Opinião - José Richard

Apesar dos problemas, a Ilha do Governador é uma região especial da cidade e considerada pelos seus moradores como um lugar seguro para morar


Por José Richard

07/06/2019 - Edição 1940

Os insulanos já se sentem em casa quando, no final do dia de trabalho, atravessam a ponte
Os insulanos já se sentem em casa quando, no final do dia de trabalho, atravessam a ponte

A Ilha do Governador é uma região especial da cidade do Rio de Janeiro e considerada pelos seus moradores como um lugar seguro para morar, se comparada ao restante da cidade. Não é que a região não tenha seus problemas com a segurança, como por exemplo, a recente onda de assaltos à lojas praticados por uma quadrilha de bandidos que age durante as madrugadas. No último mês mais de dez empreendimentos foram arrombados e contabilizaram importantes prejuízos.

Outro problema que incomoda os insulanos, e que precisa ser mais organizado, é o sistema de serviços públicos de transporte. É absurdo o descontrole das vans e kombis, cuja maioria dos motoristas não cumprem rotas, andam de portas abertas e em alta velocidade, disputam passageiros no grito e estacionam nos pontos até completar a lotação, prejudicando o trânsito nas vias.

O péssimo serviço das barcas, ônibus muito velhos que enguiçam a toda hora e frescões que são assaltados quase todas as semanas estão na conta dos problemas pendentes de solução. Todavia, os insulanos se jubilam por morar num lugar onde a maioria se conhece, tem clubes de lazer muito bons e suspiram quando, no final do dia de trabalho, atravessam a ponte. Cheguei!

Conviver com os problemas e fazer vista grossa para eles não é a melhor atitude. Tentar resolvê-los deve ser uma obrigação de todos nós, como por exemplo não jogar lixo fora das lixeiras para tornar a Ilha mais limpa e evitar alagamentos. Precisamos fazer a diferença como uma região modelo. O sistema de saúde público é um exemplo com boas clínicas de saúde, Upas e o Hospital Municipal Evandro Freire, cujo trabalho da equipe médica é dedicado e reconhecido como exemplar pelos pacientes e familiares.

Nossos esforços e atitudes vão fazer a diferença para tornar a Ilha do Governador uma região ainda melhor para se viver, mesmo com todos os problemas de hoje. Que só serão superados com a nossa efetiva participação.