Opinião

Opinião - José Richard

Em constante evolução, o jornal Ilha Notícias agora pode ser entregue todas as sextas diretamente na casa dos leitores


Por José Richard

02/08/2019 - Edição 1948

O jornal Ilha Notícias completa 43 anos no próximo mês de setembro e continua com os mesmos propósitos desde a fundação. Desde a parte gráfica até o conteúdo do noticiário o jornal sempre se preocupou em se manter atualizado. O estilo editorial se mantém desde 1976, fiel ao noticiário exclusivo sobre a região insulana.

Veja, por exemplo, esta página que você está lendo. A posição dos temas como esta opinião, as cartas dos leitores e a ilustração, continuam há quatro décadas nesta página 2. É um encontro semanal e embora cada coisa esteja no mesmo lugar o conteúdo é atualizado com a voz dos leitores. É proposital para que o leitor encontre as informações com mais facilidade.

Por outro lado, o jornal continua o mesmo, agindo de modo independente e mantendo inalterada o firme propósito de publicar matérias sobre o cotidiano com a participação direta dos leitores através das colunas Boca no Trombone e Voz do Leitor, cujos conteúdos são a palavra do próprio do leitor. O que mudou foi o meio como as mensagens dos leitores chegam à redação. Antes eram por cartas entregues pelos correios que funcionavam, e agora - em grande quantidade - através das plataformas sociais.

O jornal também continua o mesmo porque não abandou a determinação de se modernizar permanentemente. Em 1996 deixou de ser impresso em preto e branco para se tornar colorido. As edições impressas sempre modernizadas graficamente agora são exibidas de modo completo pela internet. Os leitores podem ter acesso às matérias e anúncios em qualquer parte do planeta, pelo Facebook, Instagram, Twitter e sobretudo pelo Site do jornal que se tornou o maior portal de notícias da região.

E para inovar, continuando sendo o mesmo, agora o jornal pode ser entregue todas as sextas diretamente na casa dos leitores que se inscreverem para ter essa comodidade. Isso significa tornar possível o acesso à edição impressa semanal no mesmo dia que ela circula. É uma exclusividade para moradores da Ilha. Veja como na página 17.