Opinião

Opinião - Daniel Balbi


09/09/2022 - Edição 2110

Setembro é um mês de comemoração para a Ilha. Apesar de ter sido descoberta por portugueses em 1502, a Ilha do Governador ganhou o nome atual em 5 de setembro de 1567, quando o governador-geral do Estado do Brasil, Mem de Sá, doou ao seu sobrinho, Salvador Correia de Sá mais da metade do seu território.

Terra natal de Arariboia, a Ilha sempre teve uma história muito rica, tomando-se uma região peculiar e diferenciada na cidade, não apenas pela sua característica geográfica.

Hoje, o antigo bairro é uma região com 14 bairros, e tem uma grande importância para a cidade. Apesar de ser considerada uma região residencial, o comércio é forte, onde o insulano encontra tudo que precisa. Indústrias de peso como a Shell, Cosan e Fisher, geram empregos e ajudam no desenvolvimento. E, para completar, abrigamos um aeroporto internacional, um dos maiores da América Latina, além de áreas militares estratégicas da Marinha e da Aeronáutica

Temos tudo que um cidade precisa, uma bela história, relevância geográfica e importância socioeconômica. Mas emancipação é tema para uma coluna vindoura.

Dito tudo isso, o mais importante, que lugar maravilhoso para se viver e trabalhar. São poucas as regiões que se tem paisagens tão belas digna de cartões postas, em que os moradores têm orgulho do lugar onde vivem, que até falam mal mas ficam chatcados quando alguém e fora tem essa ousadia. Um lugar seguro, comparado com o restante da cidade, onde você não conhece todos os moradores mas com certeza tem alguma ligação com eles de alguma forma, seja frequantando o mesmo mercado, clube, escola, lugar de lazer e etc.

A Ilha é especial e, só por isso, um jornal que foi fundado há 46 anos, em 4 de setembro de 1976, que só publica matérias originais e falando exclusivamente da região, alcançou tal longevidade. O Ilha Notícias registrou em suas páginas a história da região nas últimas décadas, deu voz aos insulanos perante as autoridades, está em constante adaptação às novas formas de comunicação, como as redes sociais, e tem como compromisso principal levar informações relevantes sobre o dia a dia da região a todos os insulanos.

Nos orgulhamos do nosso caminho, temos ciência da nossa responsabilidade e da autoridade que nos foi dada pelo povo insuano, que abraçou o Ilha Notícias desde sua primeira edição. Parabéns e muito obrigado, Ilha do Governador.