Notícias

Operação policial retira barricadas

Ação do 17ºBPM objetivou travar o avanço territorial do tráfico


17/01/2025 - Edição 2233

As entradas da comunidade do Dendê ficaram cercadas por viaturas policiais
As entradas da comunidade do Dendê ficaram cercadas por viaturas policiais

Na manhã de quinta-feira (16), a Polícia Militar realizou uma operação no Complexo do Dendê com o objetivo de conter o avanço territorial do tráfico de drogas da região. A ação mobilizou agentes de diversas unidades, incluindo o 17º BPM, o batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom), o Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE) e o Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (Gesar), em uma força-tarefa para restabelecer a ordem na região.

Coordenada pelo tenente-coronel Leandro Teixeira, comandante do 17° BPM, a operação contou ainda com a participação da 37ª DP, representada pelo delegado Felipe Santoro, além do suporte da Secretaria de Ordem Pública (Seop). A ação visou não apenas enfrentar o tráfico, mas também desobstruir vias bloqueadas por barricadas erguidas por criminosos, recuperar veículos roubados e combater práticas ilícitas associadas ao grupo. Uma maior reclamação da população é o avanço cada vez mais por ruas que em outros tempos não havia presença do tráfico.

— Pagamos IPTU, luz e água e temos barricada na nossa porta. Assim não dá. Precisamos de ordenamento e mais operações como essa — disse um morador do Jardim Carioca, que preferiu não se identificar.

Um suspeito foi preso na comunidade da Praia da Rosa portando uma pistola. Segundo a polícia foram retiradas das ruas aproximadamente 20 toneladas de barricadas, obstáculos que dificultavam a circulação de moradores e serviços essenciais.

— Essa operação demonstra o compromisso do 17°BPM com a tranquilidade da população da Ilha do Governador. Vamos continuar firmes para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos e combater a criminalidade — afirmou o comandante Leandro Teixeira.

Outra ação da PM foi o recolhimento de cerca de 20 motocicletas, que estavam sem placa ou eram proveniente de roubo o furto. Elas foram recolhidas para o Pátio Legal da Polícia Militar. Ainda segundo o comandante, a retirada dessas motos em circulação é importante para diminuir as imprudências que estão sendo realizadas no trânsito da Ilha e também potenciais crimes cometidos por dupla de motos.

— As motocicletas têm recebido na rua uma fiscalização assídua do 17°BPM. Tirar elas de circulação, ajuda no ordenamento do trânsito e ajuda também a PM no trabalho de policiamento ostensivo. Sabemos que muitos delitos aqui na região são cometidos por dupla de motos e queremos coibir cada vez mais — finaliza o comandante.