Notícias

Operação da PM gera protestos na Ilha

Três suspeitos são presos pela polícia durante operações em comunidades


01/07/2022 - Edição 2100

Manifestantes atearam fogo em pneus e lixo interditando parcialmente vias importantes da região
Manifestantes atearam fogo em pneus e lixo interditando parcialmente vias importantes da região

Operações da Polícia Militar realizadas nas comunidades do Parque Royal, Boogie Woogie, Dendê, Praia da Rosa e INPS ocorrida na quinta-feira (30) culminaram em uma série de manifestações de moradores e moto-taxistas em algumas vias de grande circulação da região. Protestantes atearam fogo em pneus e em montes de lixo em ao menos três vias importantes: Aterro do Cocotá, Avenida Doutor Agenor de Almeida Loyola e parte da Estrada do Dendê.  

O clima segue sendo de tensão nas comunidades da Ilha. O 17º BPM, comandado pelo Tenente Coronel Silvio Luiz, permanece realizando patrulhamento ostensivo e diário. Na operação desta quinta (30), diversos batalhões do 1º Comando de Policiamento Maior (1CPA) apoiaram o batalhão de área, juntamente com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Ação com Cães (BAC). 

A operação teve início logo pela manhã de quinta, com uma prisão de um suspeito de pertencer ao tráfico de drogas que estava portando uma pistola. Na parte da tarde, a situação ficou mais quente na comunidade do INPS, nos Bancários, próximo à antiga entrada do Estaleiro Eisa. Policiais cercaram alguns suspeitos que foram vistos entrando na área de mata. Houve troca de tiros e um deles foi baleado com um tiro na perna. Outra pessoa também chegou a ser presa. Enquanto a ação ocorria, na Rua Quatis, nos Bancários, um grupo com cerca de 50 mototáxis realizavam um protesto alegando truculência da PM.  

— Queremos paz e tranquilidade para trabalhar. Esse clima de tensão precisa acabar. Quero poder ir e voltar da comunidade em paz, sem risco de uma bala perdida me atingir ou atingir uma pessoa querida. Não tá fácil para ninguém essa situação. Qualquer hora algum inocente vai acabar sendo atingido — disse um mototaxista, que preferiu não se identificar.  

Durante o protesto na Estrada do Dendê, o Supermercado Mundial, do Tauá, chegou a fechar as portas por um período de meia hora. Por conta das operações, a Vila Olímpica Nilton Santos suspendeu as atividades no período noturno da quinta-feira. De acordo com o comandante do 17ºBPM, a unidade está se reforçando, e nesta semana ganhou o primeiro blindado para ajudar no patrulhamento, além de um aumento de efetivo de 19 policiais.  

— Estamos nos preparando ainda mais para aumentar a capacidade de resposta deste batalhão em momento de crise, garantindo a segurança para os nossos policiais nos momentos necessários. Agradecemos o apoio do 1º Comando de Policiamento de Área, que tem atendido nossas demandas e potencializando nossos resultados.