Notícias

Obras de drenagem avançam para a segunda fase

Intervenções da Rio-Águas causam transtornos aos insulanos


19/09/2024 - Edição 2216

As obras de drenagem na Estrada do Galeão, realizadas pela Fundação Rio-Águas, estão dentro do cronograma e devem ser concluídas em breve. O projeto encontra-se na segunda fase de instalação das novas galerias pluviais entre as ruas Astilbe e Eneida de Moraes, no Jardim Carioca. 

Iniciada há quatro meses, a obra está sendo realizada neste a partir da Rua Açaituba até o trecho próximo à sede da Águas do Rio. A iniciativa faz parte de um esforço da prefeitura para solucionar o problema de escoamento das águas pluviais na região e mitigar os alagamentos frequentes, especialmente em épocas de chuvas intensas.  

Para isso, será necessárias a instalação dos 600 metros de novas galerias pluviais de grande porte em substituição à rede antiga no local. De acordo com a Fundação Rio-Águas, mais da metade dessas galerias já foram instaladas. 

— É uma obra necessária. Os alagamentos aqui eram frequentes e muitas vezes a gente ficava ilhado, sem poder sair de casa. Isso sem falar no buraco que sempre abria próximo à Rua Açaituba. Espero que dessa vez o problema seja resolvido — afirma Luiz Santos, morador da Rua Muiatuca. 

Apesar de reconhecerem a necessidade, a obra tem causado uma série de transtornos aos insulanos em geral, sobretudo em relação ao trânsito da via. Com parte da pista no sentido saída da Ilha interditada, foi necessário implementar um sistema de faixa reversível. Entretanto, a sinalização confusa e o grande fluxo de veículos tornaram o trânsito complicado em horários de pico. 

Além do impacto no trânsito, o comércio local tem sofrido as consequências. Diversos estabelecimentos têm acumulado prejuízos pela redução no fluxo de clientes. É o caso do Posto Ipiranga, localizado entre as ruas Açaituba e Muiatuca. 

— Embora o pessoal da obra tenha deixado uma passagem de veículos para o posto, o acesso ficou bem mais confuso, o que diminuiu bastante o nosso volume de clientes. Estimo que já tivemos uma redução em 70% na rotatividade nesse último mês — conta Vicente França, gerente do Posto Ipiranga. 

A Fundação Rio-Águas garante que segue monitorando o andamento da obra e informou que ela deve ser concluída no mês de outubro.