Notícias

Obra vai melhorar água para Tubiacanga

Nova rede com quase 2 km vai beneficiar 3 mil moradores


07/08/2020 - Edição 2001

Equipamento acelera o ritmo da obra na estrada
Equipamento acelera o ritmo da obra na estrada

Após anos convivendo com a falta d’água, os moradores do bairro de Tubiacanga agora respiram um pouco mais aliviados com a notícia de que o bairro vai receber uma nova rede de abastecimento. Com a obra, a Cedae promete pôr um ponto final nos frequentes problemas de desabastecimento da localidade que afetam cerca de 3 mil pessoas.

As obras para instalação da nova rede de abastecimento de água foram iniciadas na segunda (27). A Cedae informa que serão substituídos mais de 1,9 mil metros de uma rede de água com cerca de 30 anos de existência, por uma tubulação nova de PVC de 150mm. O custo da obra é de R$ 665 mil e devem ser concluída em até 45 dias úteis.

Atualmente os problemas na região são ocasionados pelo fato de ser abastecida por uma rede antiga localizada em terreno da RioGaleão que dificulta eventuais reparos e, segundo os técnicos da Cedae, em alguns trechos está a 12m de profundidade.

Moradores, junto com Flávio Gusmão e Jimmy Pereira: obras prontas em 45 dias

A nova tubulação é um projeto antigo do engenheiro Flávio Gusmão, gerente da Cedae-Ilha, cuja execução se tornou possível por gestões junto à empresa do presidente da Comissão de Saneamento da Alerj, Deputado Gustavo Schmidt e do ex-vereador Jimmy Pereira. A obra está sendo executada na lateral da pista que liga a Estrada das Canárias até o bairro cuja escavação é próxima à superfície de modo a facilitar o acesso por parte de trabalhadores da Cedae em eventual serviço de manutenção.

Segundo moradores, a obra é importante porque nos dias em que falta água eles são obrigados a comprar galões de água, e quem não tivesse cisterna tinha que instalar bombas e até mesmo recorrer a caminhões-pipa pela constante falta de pressão da água. Tal situação foi um dos principais motivos para Adauto Carneiro, 65 anos, querer se mudar para São Paulo.

Máquina abre vala para a nova tubulação

— Não dava mais para ficar aqui. Era um mês tendo água regularmente e dois, três meses sem ter. A situação estava insustentável — conta Adauto, que enfrentou o problema por cerca de 20 anos.

Já Marcos Aloni, 55 anos, tem esperança que haja melhorias reais com as obras. “A gente espera que a situação melhore, mas só vamos ter essa certeza quando essa nova rede for instalada”, afirma.

Nova rede será feita com dutos de PVC de 150mm

A boa notícia agradou a diretoria da Associação de Moradores de Tubiacanga que há cerca de duas semanas esteve reunida com o engenheiro Flávio Gusmão da Cedae e Jimmy quando disseram da importância do projeto para a comunidade. “É um alívio essa notícia principalmente para a época de verão quando o problema da água se agrava“, disse um morador que não quis se identificar.