Boca no Trombone

O povo fala!

Buraco no retorno do chafariz, na Estrada do Galeão, põe motociclistas em risco


20/06/2025 - Edição 2255

Ponte Velha 
Os postes da Ponte Velha, na entrada e saída da Ilha, estão em condições cada vez piores. Na noite deste domingo, flagrei a ponte completamente às escuras, com um enorme risco de acidentes. Além disso, os postes estão deteriorados e podem cair a qualquer momento. Sônia Santos, via Instagram.  

Falta iluminação 
A Estrada do Galeão está cheia de remendos no asfalto, sem pintura de faixas, sem iluminação. Mas, curiosamente, os aparelhos de multa devem estar todos funcionando. Alessandra Mello, via Instagram.  

Asfalto na Caruça 
Alguém sabe se vão asfaltar a Rua Curuçá, na Freguesia? Já fizemos várias reclamações pedindo o asfaltamento, pois a rua é de paralelepípedo e escorrega bastante nos dias de chuva, especialmente nas subidas dos dois lados. Além disso, há vários buracos se formando onde o calçamento cedeu, acumulando poças d’água. Carlos Oliveira, via WhatsApp.  

Em busca de paz 
Me mudei de um prédio no Moneró que ficava de frente para a rua, porque não conseguia mais viver com os barulhos ensurdecedores de motos e carros. Sem contar as pessoas mal-educadas que passavam gritando e fazendo batucada. A Ilha do Governador está muito mal habitada! Leandro Kharydade, via Facebook.  

Barcas 
Já reclamei com a Rio Barcas, mas nada muda em relação ao nosso transporte aquaviário. A concessionária lucra, tenha duas ou dez barcas operando. Políticos aparecem mostrando projetos para melhorar o transporte na Ilha, quando podiam simplesmente investir na melhoria do sistema das barcas. Elisa Soares, via Facebook.  

Caos da Transpetro 
É van, caminhão, tudo parado em frente ao Terminal da Ilha D’Água, entre a Praia Congonhas do Campo, no Cocotá, e a Praia da Guanabara, na Freguesia. Sobra espaço apenas para um carro passar. A própria Petrobras poderia organizar isso, já que os funcionários são dela. Está uma bagunça, e quem sai prejudicada é a população. Michele Carrapateira, via Facebook.  

Motos barulhentas 
Moto barulhenta, moto levando quatro passageiros, moto circulando na contramão. Uma série de irregularidades que as autoridades deveriam coibir, mas não coíbe. Moro no Cocotá, no primeiro andar e de frente para a rua, e essas motos tocam o terror. Marcelo Ramalho, via Instagram.  

Ponderação 
Ao sair da Ilha, para retornar para acesso ao HFAG ou à Vila dos Oficiais, ou se faz uma contramão na rua do sinal, ou é preciso ir até o aeroporto para fazer o retorno. Convenhamos: em casos de emergência, esse trajeto pode ser a diferença entre salvar uma vida ou não. Ainda há um radar com limite de velocidade de 60 km/h. Fernando Menezes, via Instagram. 

Águas do Rio 
Gostaria de denunciar um vazamento de água na Rua Gilberto Torres, no Jardim Guanabara, que já dura há mais de um ano, e ninguém toma providências. Há poças de água cheias de larvas de mosquito, e elas estão acabando com o asfalto. Shirley Fausto, via Instagram.  

Falta consciência 
A nova feira da Colina tem deixado o local completamente sujo após a desmontagem das barracas. Além disso, alguns carrinhos que ficam na calçada despejam óleo nos bueiros, que acabam entupindo e, quando chove, o local fica alagado. As pessoas têm que ter mais consciência de suas ações. Ana Dias, via Instagram.  

Cratera na Paranapuan
Uma obra incompleta tem incomodado os moradores da Avenida Paranapuan, em frente ao número 885. O local está com uma cratera ocupando grande parte da calçada, atrapalhando os pedestres e o comércio ao redor. É preciso que essa obra seja finalizada logo para que as pessoas possam transitar por ali em paz. Luiz Lima, via Instagram.  

Motos e o risco 
As motos têm feito verdadeiro terror entre o Cocotá e a Praia da Freguesia durante a noite. Sempre às escuras e em alta velocidade, colocam em risco a vida de motoristas, surgindo do nada e cortando os carros de forma perigosa. Até entregadores, também sem iluminação adequada, avançam sinais e colocam em risco a vida de todos. Icatu Pinheiro, via Facebook.  

Lixo no Manguezal 
O descarte de lixo no manguezal da Estrada do Rio Jequiá, próximo à Vila Olímpica, cresce a cada dia. Muitas pessoas não têm noção do quanto essa prática é prejudicial ao meio ambiente. Mais cedo ou mais tarde, as consequências disso recairão sobre a própria população, e estaremos em maus lençóis. Luana Pereira, via Instagram.  

Opinião 
Não acho que a instalação de quebra-molas ao longo de toda a Avenida Paranapuan tenha sido uma boa medida por parte das autoridades. No trecho entre o Mundial do Tauá e o Conselho Tutelar, o trânsito já era desorganizado, e essa intervenção trouxe ainda mais lentidão. Charles Cavalcante, via Instagram.  

Água barrenta 
Na Rua das Margaridas, no bairro Cidade Universitária/Fundão, moradores reclamam constantemente da qualidade da água que chega às torneiras isso quando não falta água por dias. Não sei o que é pior: ficar sem água ou ter que usar água barrenta. Márcia Pinheiro, via Instagram. 

Semáforo 1
O semáforo da Estrada do Galeão, em frente ao IlhaTech, ficou sem funcionar por vários dias nesta semana. Ali é um local por onde pedestres atravessam o dia todo, além de ser uma área próxima a escolas e cursos. Isso não pode acontecer com tanta frequência, como tem ocorrido na Ilha. Ana Rodrigues, via Instagram. 

Semáforo 2
Vários semáforos no Jardim Guanabara ficaram apagados durante esta semana, por mais de um dia. Foi um milagre não ter ocorrido nenhum acidente nesse período, ainda mais considerando que isso aconteceu em vias movimentadas, como a Rua Cambaúba. Joana Chaves, via Instagram.