Boca no Trombone

O povo fala!

É cada dia maior o descarte irregular de lixo no manguezal na Estrada do Rio Jequiá, próximo à Vila Olímpica


14/03/2025 - Edição 2241

Baviera e Candua
Vazamentos de água têm sido comuns na Rua Canduá, esquina com a Rua Baviera, no Jardim Carioca. De tempos em tempos, temos que presenciar esse descaso, o que dá um aperto no coração, pois muitos insulanos estão sofrendo com a falta d'água. É triste demais essa situação. Jessica Salgado, via Instagram.  

Churrasco na árvore 
Neste domingo (9), observei um banhista usando uma amendoeira como suporte para uma churrasqueira e acendendo carvão em uma árvore na praia do Zumbi, próximo ao quiosque três. Um ato como esse pode ter graves consequências para o local, incluindo risco de incêndio, além de prejudicar o meio ambiente. Greibe Huguenim, via Instagram.  

Água escassa 
Com a Águas do Rio, parece que passamos mais tempo sem água do que com ela. No Jardim Guanabara, estamos sofrendo com a falta de água há mais de uma semana. Um item tão básico, mas ao mesmo tempo muito raro de se ter nas casas dos insulanos. Fred Martins, via Facebook.  

Fira de controle 
Sou apaixonado pela Ilha, mas parece que algumas coisas saíram de controle. São diversas motos rodando sem placa e pracinhas em situação precária. Ainda é um lugar onde se pode ter paz, mas os problemas precisam ser corrigidos para que possamos ter a nossa Ilha do jeito que queremos e merecemos. Douglas Rodriguez, via Instagram.  

Carros sobre a calçada 
Nesta semana, infelizmente, presenciei um carro bloqueando a passagem de pedestres, logo após a academia Skyfit, no Moneró. Isso não é novidade nas ruas da Ilha, mas me impressiona muito como as pessoas não têm educação e não pensam no próximo. Idosos, cadeirantes e pessoas com carrinhos de bebê sofrem muito com essa situação. Mônica de Araújo, via Instagram.  

Fechem o buraco! 
Foi aberto um buraco em frente à sede do Conselho Tutelar no Tauá e, até o momento, ninguém apareceu para fechá-lo. Isso coloca em risco os pedestres que vão atravessar a rua e os carros, que caem nele com frequência. Charles Cavalcante, via WhatsApp.  

Barca antiga na Ilha 
Gostaria de compartilhar minha indignação contra as barcas da Ilha. A embarcação colocada para fazer o transporte da população na terça-feira (11) é uma vergonha. Uma barca antiga, completamente lotada, com pessoas em pé. Não há lugar para todos se sentarem, nem o mínimo de conforto. Isso é lamentável. Solange Alves, via Instagram.  

Poda necessária 
Eu e meus vizinhos fizemos uma reclamação referente à poda de uma árvore aqui na Rua Marquês de Muritiba, perto do número 571, há três anos, mas a prefeitura ainda não tomou nenhuma providência. Na manhã do domingo (9), caiu um enorme galho da árvore, que poderia ter causado um acidente, pois é uma rua bem movimentada. Júlia Reis, via Instagram.  

Hilarião sem água 
Aqui na Rua Professor Hilarião da Rocha, no Tauá, nós moradores, enfrentamos problemas com o abastecimento de água desde outubro de 2024. A conta sempre chega para pagar, mas o serviço não funciona como deveria. Enquanto a água não se estabiliza na Ilha, vamos sobrevivendo de migalhas. Claudia Freire, via Instagram.  

Descarte irregular 
Lixo têm sido descartados no mangue do Jequiá, ao longo da Estrada Rio Jequiá, entre Pitangueiras e Zumbi, uma área que está com as grades quebradas. Algumas atitudes humanas são lamentáveis e difíceis de entender. Depois, essas mesmas pessoas reclamam quando enfrentam problemas em suas casas. Leandro Rodrigues, via Instagram.  

Complicado 
Uma tampa, se esse for o nome, caiu na cabeça do motorista do 323 na terça-feira (11). Ele apenas a colocou em outro lugar e seguiu viagem. É um absurdo essa tal “manutenção” que fazem nos transportes. E, para piorar, a cigarra não estava funcionando e muito menos o ar condicionado. Alessandra Figueiredo, via Instagram.  

Bueiro sem tampa 
Um bueiro sem tampa na Rua Ipiru apresenta perigo para os pedestres. Os moradores tiveram que sinalizar com um pedaço de madeira, pois, durante a noite, é muito difícil enxergar o buraco. Ele está bem na altura do ponto de ônibus, o que aumenta o risco de acidente. Alisson Gomes, via Instagram.  

Fios na Arriba 
Na semana passada, um caminhão passou arrancando fios na Rua Arriba, no Cacuia, e até hoje o problema não foi resolvido. Os fios estão largados no chão, parece que ninguém se importa com os moradores. Além da falta de senso do motorista, qualquer um saberia que o caminhão não conseguiria passar no local sem causar danos. Luna Ariel, via Instagram.  

Mau cheiro na Baía 
Deveriam iniciar o processo de despoluição da Baía de Guanabara. Em alguns trechos, ela exala um cheiro muito forte. Lembro que a nova concessão das barcas previa essa ação. Acredito que deveriam começar o quanto antes, pois é desagradável morar em um lugar com esse mau cheiro insuportável. Maria Eduarda, via WhatsApp.  

Carro atolado 
Na quarta-feira (12), um carro atolou em um buraco na Rua Ilha Fiscal, em frente ao número 90, nos Bancários, que estava coberto por água. Isso é consequência da negligência do poder público. Como resultado, um morador foi prejudicado. Luana Pereira, via WhatsApp.  

Max Yantok e a chuva
Toda vez que chove mais forte na Ilha, um bueiro na Rua Max Yantok, esquina com a Cerro Azul, fica jorrando água. Além disso, a rua sempre alaga e parece que esse é um problema crônico do local, pois nunca foi resolvido. Quem sofre são os moradores, que não conseguem entrar em suas próprias casas. Lorrane Souza, via Instagram. 

Rua Tramandaí 
A Águas do Rio fez uma obra há cerca de dois meses na Rua Tramandaí, no Jardim Carioca, altura do número 30, e não tampou o buraco. Além disso, jogaram cascalho no local, o que está ocasionando vários acidentes. Joyce Oliveira, via Instagram.