Notícias

ONG Correnteza do Bem está de volta

Instituto comandado por Ilton Rosa realiza ações diferenciadas com mulheres da Ilha


30/04/2021 - Edição 2039

Parte do grupo de coordenadores que irão compor a diretoria do instituto
Parte do grupo de coordenadores que irão compor a diretoria do instituto

Após um tempo com as atividades paralisadas, o instituto Correnteza do Bem, coordenado pelo líder comunitário insulano Ilton Rosa, volta a funcionar mantendo o objetivo de ajudar as pessoas em vulnerabilidade social, oferecendo serviços sociais, assistência e projetos em favor da melhoria da qualidade de vida. O instituto não tem fins lucrativos e pretende realizar um trabalho atuante nas comunidades carentes da Ilha que sofrem no dia-dia às consequências financeiras e psicológicas trazidas pela pandemia.

Uma das principais missões do Correnteza do Bem é voltado para as mulheres insulanas através do empoderamento e empreendedorismo, pilares importantes nos dias de hoje. Para isso, a ONG lançou o Programa Mulheres Insulanas em Ação (MIA), onde temáticas sobre preconceito e violência doméstica vão estar em debate, e as mulheres envolvidas em situações deste tipo serão acolhidas e orientadas psicologicamente e juridicamente. As advogadas insulanas Isabel Pinheiro e Rosangela Oliveira serão as responsáveis por este núcleo ao lado da coordenadora geral do instituto, Cristiane Lima.

— É um movimento que surge para de fato lutar por mais qualidade de vida para as mulheres insulanas, de preferência àquelas que sofrem com problemas de vulnerabilidade social e todas as suas consequências. Mais do que ajudar com cestas básicas, queremos realizar um trabalho de acolhimento emocional para melhorar a auto estima da mulher para que ela entenda a sua força, seus direitos e importância — explicou Ilton Rosa.

Juntamente com a assistente social Carla Wirz, que já trabalhou na 37ªDP, será criado um calendário mensal com os projetos a serem desenvolvidos pela instituição já no mês de maio. A primeira ação será iniciar oficinas para design de sobrancelhas de modo a contribuir com capacitação técnica as mulheres já cadastradas na ONG e que tenham interesse em trabalhar nesta área. Além disso, haverá palestra com grupo de mulheres e especialistas para dissertarem sobre a importância feminina na sociedade atual.

— É importante destacar que, sim, a mulher insulana terá um cuidado especial na Correnteza do Bem. Mas, além delas, as crianças e os adolescentes também receberão assistência com atendimento psicológico, reforço muscular, além de projetos de atividades físicas sob a coordenação da professora de Educação Física, Jocimara Machado — finaliza Ilton.

A sede da Correnteza do Bem, cujas instalações estão localizadas na Rua Marques de Muritiba, 865, sala 302, na Cova da Onça, Cocotá, contaram com o apoio da insulana Evandreza. Para saber mais sobre o trabalho da ONG ligue: 99819-8742.