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Novos apagões deixam Ilha sem energia

“É inaceitável que a Ilha sofra com mais um apagão”, diz prefeito


19/07/2024 - Edição 2207

Novamente a falta de luz gera dor de cabeça e prejuízos aos moradores da Ilha do Governador. Se não bastasse o apagão geral ocorrido na manhã de domingo (14), que deixou irritados os moradores que tinham programações de lazer com a família e comerciantes, que necessitavam de energia para as demandas do dia, na quinta-feira (18), mais uma vez um apagão atingiu diversos bairros. Inicialmente, pela manhã, ficaram sem luz bairros como a Freguesia, Zumbi, Ribeira e Bancários, e à tarde o problema se estendeu ao Jardim Guanabara, Portuguesa e diversos outros bairros, deixando os moradores sem luz durante grande parte do dia  

Às 10h32 da manhã de domingo, ainda durante o um novo apagão, o prefeito Eduardo Paes postou na sua rede X o seguinte texto: “É inaceitável que um bairro inteiro da cidade com a importância da Ilha do Governador sofra mais um apagão como aconteceu na manhã de domingo. Conversei com o ministro @silveiramg (Alexande Silveira – Ministro das Minas e Energia) que já está agindo para que a Light religue os sistemas o mais rápido possível. E o mais importante: precisamos da mão firma do Governo Federal para o brigar que a concessionária faça os investimentos necessários e definitivos, evitando que a situação se repita. Sem capacidade para investir, essa concessão não merece ser renovada”, afirmou o prefeito. 

O primeiro apagão geral da Light deste ano aconteceu no dia 12 de janeiro e pegou de surpresa os insulanos. Foi numa sexta feira logo após o meio-dia e se prolongou por mais de cinco horas. Um dos cabos de alta tensão que abastece o sistema de energia elétrica da região colapsou após décadas sem manutenção e a concessionária se viu obrigada a realizar manobras emergências para estancar o problema. O comércio foi muito prejudicado e restaurantes lotados durante o horário de almoço tiveram que paralisar o atendimento e dispensar clientes. 

Desde então os serviços de energia continuam sofrendo instabilidade na Ilha. A Light admitiu que os problemas ocorrem por falta de investimento na rede por cerca de 20 anos. Só após o primeiro apagão deste ano, a empresa começou a planejar e executar obras para substituição dos cabos de alta tensão, além de colocar dezenas de geradores nas ruas para tentar diminuir o impacto da falta de energia. Nos últimos sete meses os prejuízos para moradores e empresas se multiplicam na medida que a falta de luz e oscilações constantes também afetam seriamente os serviços de internet, e até o abastecimento de água, cujas bombas obviamente não funcionam sem energia. 

Procurada sobre os motivos dos novos apagões, a empresa informou que o problema novamente foi ocasionado por falhas em cabos de alta tensão, esses que, segundo a Light, estão sendo trocados e com obras para serem concluídas até o final de outubro.