Gente da Ilha

Nilton, o líder que se destaca na Ilha


11/03/2022 - Edição 2084

Trajetória de Nilton Fernando é marcada pela dedicação em prol das comunidades do Dendê e Guarabu
Trajetória de Nilton Fernando é marcada pela dedicação em prol das comunidades do Dendê e Guarabu

Ele é um dos líderes comunitários mais respeitados da região e sua trajetória revela empenho pessoal e trabalho para fazer o melhor para a comunidade que representa através de uma forte liderança 

Nilton Fernando é nascido e criado no Morro do Dendê e conhece como ninguém a realidade da comunidade. Desde muito jovem teve que conviver com oportunidades escassas, entretanto agarrou-as com dedicação e garantiu valorosas experiências de liderança.  

— A infância em uma comunidade é sempre muito parecida. Muita bola de gude, muito futebol e pouquíssima escola. Muito por conta disso tive que começar a trabalhar cedo. Aos 14 anos eu varria quintal e limpava piscinas em casas no Jardim Guanabara e aos 17 anos tive a minha primeira carteira assinada, em uma pizzaria. Comecei lavando pratos e bandejas e fiquei por lá até os 30 anos. Era um trabalho bem árduo, mas que foi muito enriquecedor — conta Nilton. 

Na época, simultaneamente, Nilton dava os seus primeiros passos no trabalho comunitário. Escrevia sobre os acontecimentos do Dendê no jornal “A Voz das Comunidades” e depois integrou um projeto de futebol na própria comunidade. A virada de chave se deu quando foi convidado para ser vice-presidente da Associação de Moradores do Dendê. Ali viu a oportunidade de ser mais ativo na luta por melhorias onde vivia. Anos mais tarde, tornou-se presidente. 

— Arrisco dizer que o trabalho como líder comunitário não perde em nada ao de uma prefeitura de cidade pequena. É um trabalho muito centrado na mediação de conflitos e de soluções que envolvem o poder público. Saber lidar com tudo isso é um grande desafio — afirma. 

Nilton desenvolve atividades comunitárias há mais de 20 anos. Atualmente comanda a Associação de Moradores do Guarabu, coordena a Feira Mix e o Camelódromo do Cocotá e, além disso, é presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Dendê.  

Casado, com dois filhos – José e Laura – e três netos – Arthur, Raul e Gaia –, conseguiu garantir a formação e a educação da família e olha a sua trajetória com bastante orgulho.  

— Me sinto lisonjeado e feliz por todo o trabalho que fiz ao longo desses anos. Se hoje eu precisasse parar, me sentiria realizado por tudo. No entanto, não posso deixar essa energia acabar. Por isso que meu maior sonho é encontrar alguém que consiga dar continuidade a tudo o que já foi construído — finaliza.