Notícias

Newton Braga abre matrículas para 2020

Aeronáutica confirma que colégio continua sob gestão militar


Por André Oliveira

24/09/2019

Parte do corpo de alunos do colégio Newton Braga aprovados na primeira fase da Escola de Cadetes (EPCAR) // Foto: Divulgação / Newton Braga
Parte do corpo de alunos do colégio Newton Braga aprovados na primeira fase da Escola de Cadetes (EPCAR) // Foto: Divulgação / Newton Braga

Após ter anunciado em agosto a suspensão do concurso para admissão de novos alunos no Colégio Brigadeiro Newton Braga, o Comando da Aeronáutica voltou atrás e vai abrir edital para 2020. A ordem para realização do processo seletivo partiu de Brasília e a direção do colégio já foi notificada. A notícia que parecia improvável há quinze dias comprova a intenção da FAB de continuar com a gestão da instituição, referência na qualidade de ensino na Ilha.

A previsão é que sejam disponibilizadas vagas via concurso público destinadas ao 1° e 6° ano do Ensino Fundamental e ao 1° ano do Ensino Médio. O edital está sendo preparado, e em breve será oficialmente divulgado no site da escola com as datas de inscrições e período da realização das provas. Para filhos de militares e civis em exercício, transferidos para o Rio de Janeiro, o formulário de preenchimento para uma possível vaga já está disponível na secretaria da escola.

A notícia agradou pais e alunos da instituição que no próximo ano completa 60 anos de existência. Há duas semanas, a Diretoria de Ensino da Aeronáutica (Direns) havia dado o aval para criação de um grupo de militares que ajudariam na transição da gestão do colégio para o Estado. No entanto, na quarta (18), o diretor da Direns, Maj Brig Ar Rui Chagas Mesquita, enviou um ofício para a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) interrompendo provisoriamente as tratativas.

— Estou acompanhando atentamente as novidades referentes ao futuro do Newton Braga. Eu quero a continuidade da esfera federal no colégio, afinal sabemos das atuais condições dos colégios do Estado. A abertura de novas vagas é um sinal positivo que a FAB deu valorizando os alunos que aqui estudam e a história da instituição — disse Telma Menezes, mãe de uma aluna do 2º ano do Ensino Médio.

Outra notícia boa esta semana veio de um grupo formado por 24 estudantes do Curso Pré-Militar da do Newton Braga, cujos integrantes foram aprovados na primeira fase da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), que equivale ao Ensino Médio, e é o primeiro estágio para a formação de oficial da FAB.