Notícias

Muiatuca não terá mais alagamentos

Troca por manilhas maiores vai triplicar escoamento das chuvas


13/03/2020 - Edição 1980

As obras começaram no último sábado (7) // Fotos: Nycolas Santana
As obras começaram no último sábado (7) // Fotos: Nycolas Santana

As obras para drenagem nas ruas Muiatuca e Sargento João Lopes, começaram no sábado (7), com a presença do Prefeito Marcelo Crivella e da vereadora Tânia Bastos (PRB). Com as obras a prefeitura pretende resgatar a qualidade de vida dos moradores daquela região que nos últimos anos vem sendo atormentados nos dias de chuva pelos alagamentos e vazamentos das galerias de águas pluviais e de esgoto.

A obra ganhou urgência no final do ano passado pelo encaminhamento da Vereadora Tânia Bastos ao Prefeito Marcelo Crivella, após ter visitado o local a pedido dos moradores, junto com técnicos da Cedae e da Secretaria de Infraestrutura e Habitação. Na ocasião os técnicos constataram ser urgente a realização de obras de drenagem e a troca das manilhas que estavam obstruídas pelo lixo e por obras irregulares que impediam o escoamento das águas da chuva ocasionando a mistura com o esgoto.

— Essa é uma conquista dos moradores que sofreram longo tempo durante os dias de chuva, quando ficavam impossibilitados de sair de casa por causa dos alagamentos e, alguns, até carros já perderam aqui. Esta obra resgata a dignidade desses moradores, e temos que agradecer ao prefeito Crivella.

O prefeito Crivela, a vereadora Tânia Bastos e o secretário Sebastião Bruno estiveram na inauguração da obra

Segundo o secretário de Infraestrutura, Habitação e Conservação, Sebastião Bruno, cerca de meio quilômetro, que hoje tem manilhas de 50 centímetros de diâmetro será todo substituído por outras com diâmetro três vezes maior, aumentando a capacidade de escoamento. As obras estão orçadas em R$ 1,6 milhão, com recursos da prefeitura.

— Esta obra tem previsão para demorar cerca de quatro meses, mas nós queremos entregar em apenas 60 dias. É uma obra que precisa ser rápida para não atrapalhar o trânsito da região e após a finalização vamos recapear o asfalto e melhorar a iluminação em toda via.

Para o insulano Matheus Mello, 24, morador da Rua Muiatuca há 16 anos, o início das obras devolve a esperança aos moradores que o problema será resolvido. “A prefeitura sempre tomou medidas paliativas por aqui, mas nunca resolveu o problema. Pelo porte desta obra torcemos que desta vez o problema se resolva”, disse Matheus, esperançoso.