Notícias

Moradores transformam espaço em praça

Tubiacanga quer alambrado para proteger o espaço de lazer


Por Michel Costa

14/03/2025 - Edição 2241

Moradores da Rua Oitenta e Sete, em Tubiacanga, realizaram a revitalização do terreno em frente ao número 97 que antes era utilizado como ponto de descarte irregular de lixo no bairro. Até 2019, a área sofria com o acúmulo de resíduos, a presença de insetos e o mau cheiro, colocando em risco a saúde da população. A comunidade se uniu para fazer a diferença e colocou a mão na massa, transformando o espaço em uma praça que hoje serve como local de lazer e prática de atividades físicas. 

O movimento, liderado pelos moradores Vinicius Linhares, Rodrigo Lima, Eli Caetano, Jorge Milagres, Vitor Salgado, Rafael Pereira e Márcio da Silva, contou com o apoio dos vizinhos da Rua Oitenta e Sete e da Associação de Moradores de Tubiacanga para dar início ao processo de revitalização do espaço.  

A reforma, custeada pelos próprios vizinhos, começou com a limpeza do local, que incluiu a remoção dos resíduos. Em seguida, foram instalados balanços e pneus coloridos para impedir o descarte irregular de lixo. Aos poucos, o espaço antes tomado por entulhos deu lugar a um parque infantil, com brinquedos e uma nova decoração. 

— Nós moradores da rua vimos a necessidade de fazer algo positivo para a região, pois esse trecho de Tubiacanga era o único que não tinha uma pracinha. O terreno estava virando um verdadeiro lixão e gerando problemas. Plantamos, colocamos brinquedos para que as crianças possam ter onde se divertir — explicou Vinicius. 

Após a reforma, a Subprefeitura cedeu escorregadores para ampliar a quantidade de brinquedos na praça e asfaltou a via principal. Além disso, desenvolveu um projeto com o objetivo de instalar um alambrado ao redor do local para garantir a segurança das crianças, além de bancos. No entanto, o projeto não foi levado adiante. 

— Pedimos que a prefeitura volte a olhar para Tubiacanga. A implementação de um alambrado ao redor da praça é fundamental, pois os carros passam em alta velocidade nessa rua, representando um perigo para as crianças que brincam no local. Também não conseguimos arcar com todos os custos de conservação, que precisa ser realizada com frequência — diz Rodrigo Lima. 

Além de destinar o espaço para o lazer, os moradores planejam realizar o plantio de árvores ao redor do local, visando aumentar a arborização e contribuir para a preservação do meio ambiente. Outro objetivo é implementar projetos sociais na área, impulsionando o desenvolvimento da região.