Notícias

Moradores sofrem com a falta de água

Com o abastecimento irregular consumidores criam vaquinha para carro pipa


15/03/2024 - Edição 2189

Moradores fizeram reclamação ao Ministério Público contra a concessionária
Moradores fizeram reclamação ao Ministério Público contra a concessionária

Moradores das Ruas Orestes Rosólia, Almeida Brandão, Severiano da Fonseca, Quirino dos Santos, Paranhos da Silva, entre outras do Jardim Guanabara, têm enfrentado uma crise persistente de falta de água, aumentada pela ineficiência da concessionária Águas do Rio em encontrar a solução para o problema.

A falta de abastecimento regular já dura oito meses e a ausência de uma resposta chegou ao ponto de um abaixo assinado ser realizado e enviado ao Ministério Público exigindo uma atitude da concessionária. Segundo os moradores, desde junho de 2023, cada interrupção no abastecimento resulta em dias consecutivos sem água, às vezes estendendo-se por 15, 17 e até mesmo 32 dias. Mesmo quando a água retorna, é instável e fraca, sendo insuficiente para as necessidades básicas das ruas.

A revolta dos moradores aumenta à medida que a Águas do Rio promete normalização gradual após supostas manutenções na área. No entanto, essas promessas têm se mostrado vazias, com a situação persistindo e sem solução à vista.

— Quando entramos em contato, a resposta é pronta. Há manutenção na área e quando normalizar o abastecimento será retornado. Mas a verdade é que há algum problema grave que estão escondendo de nós. Pagamos integralmente a conta de água, sem atrasos, temos IPTUs altíssimos, e não vemos o retorno. É muito complicada essa situação e precisamos de uma definição — disse o morador Antônio Gomes.

A falta de água é tão grave que levou os moradores a mobilizarem um grupo no WhatsApp, que inclusive serve para custeio de caminhões-pipa quando a falta de água chega a um limite insustentável. Com a inércia da concessionária Águas do Rio em ao menos enviar um caminhão para amenizar a ausência, essa é a medida paliativa adotada pelos moradores.

— Cansamos de esperar a Águas do Rio. Protocolos de reclamação foram enviados repetidamente à concessionária e até mesmo à Ouvidoria do Ministério Público, mas as respostas continuam a ser evasivas e burocráticas. Clamamos por uma solução imediata para normalizar os abastecimentos de água. É um direito de todos nós - afirma o morador Paulo Rodrigues.
Procurada, a Águas do Rio não enviou explicações sobre esse problema específico até o fechamento desta edição.