Notícias

Moradores reclamam de buracos no Corredor Esportivo

Pista de caminha está em mau estado de conservação


23/04/2021 - Edição 2038

As rachaduras e o desnível evidenciam que parte da pista pode desabar
As rachaduras e o desnível evidenciam que parte da pista pode desabar

O Corredor Esportivo, localizado no Moneró, está com sérios problemas de falta de conservação, sobretudo na pista asfaltada junto à orla. A falta de manutenção adequada somada à ação da natureza tem agravado os problemas, e a pista esburacada e se tornou um risco para os frequentadores.

O Corredor é uma das maiores espaços públicos arborizados da Ilha do Governador e uma das mais importantes áreas de lazer da região. Inaugurado há cerca de 30 anos, concentra ciclovia, quadras esportivas, áreas de recreação infantil, academia da terceira idade e quiosques. Em razão disso, o equipamento urbano atrai centenas de insulanos diariamente para atividades físicas, especialmente nesses tempos de pandemia da Covid-19, em que as atividades com distanciamento e em local aberto são recomendadas por especialistas.

No entanto, a tradicional caminhada na orla hoje se assemelha mais a uma corrida com obstáculos. Há pontos que apresentam desnivelamento e rachaduras no asfalto. Além disso, tem mato alto em diversos trechos.

Insulanos caminham pela orla atentos aos buracos

O Ilha Notícias recebe constantemente denúncias de moradores relatando o mau estado de conservação da pista de caminhada e dos riscos a que estão sujeitos durante uma simples caminhada. Fabiana Vieira, de 40 anos, é uma das que procuraram o jornal em busca para denunciar a falta de conservação do parque.

— Sou moradora da Portuguesa e todos os dias pela manhã eu e minha mãe vamos ao local para nos exercitarmos. A pista está perigosa e cada dia que passa tem ficado pior. Já presenciei crianças caindo e se machucando por terem pisado em falso, e eu fico muito apreensiva de acontecer o mesmo com a minha mãe, que já tem 70 anos. A gente anda pela pista desviando o tempo todo — conta Fabiana.

A situação se agrava à noite devido a falta de iluminação adequada. A pouca luz dificulta a visibilidade dos buracos, aumentando o perigo para os frequentadores. Geraldo Campos, 60 anos, pede ações mais efetivas para as autoridades.

— Não adianta as autoridades fecharem os buracos com cascalho de asfalto, como geralmente fazem. Isso é um paliativo que não resolve o problema, pois com a chuva os buracos voltam a aparecer. A pista precisa ser toda recapeada, do início ao fim, para que ela seja recuperada por inteiro — cobra Geraldo.