Notícias

Moradores querem volta da linha 901

Ônibus que fazia trajeto para Bonsucesso desapareceu das ruas


01/07/2022 - Edição 2100

A Paranapuan tirou a linha de circulação sem dar explicações sobre a decisão
A Paranapuan tirou a linha de circulação sem dar explicações sobre a decisão

Um sumiço sem explicação. É assim a situação da linha de ônibus 901, que de uma hora para a outra parou de operar na região, deixando centenas se insulanos que dependem do transporte na mão. 

A linha era operada pela Transportes Paranapuan e fazia o trajeto Bananal x Bonsucesso. Sem ela, os insulanos precisam pegar duas conduções para chegar ao destino ou então recorrer às vans, que não operam com horários regulares e não aceitam o RioCard nem a segunda passagem do Bilhete Único, aumentando os custos no bolso dos insulanos com transporte.  

Além disso, a linha 901 tinha duas opções de trajeto: uma via Cacuia e outra via Jardim Guanabara, onde as vans para Bonsucesso não costumam transitar, reduzindo ainda mais as opções para a população do bairro.  

— É um desrespeito muito grande da empresa, que simplesmente não se comunica com os seus clientes. Qual foi o motivo para terem retirado a linha de circulação? Eles não dizem e também não avisam. Falta transparência e ainda deixam a população na mão. É lamentável — afirma Daniel Borges, de 34 anos, morador do Jardim Guanabara e que trabalha na C&A de Bonsucesso. 

Em novembro de 2020, a Paranapuan chegou a anunciar o retorno parcial da operação do 901. Entretanto, a linha voltou a sumir das ruas da região sem explicações da empresa. 

Neste ano que a prefeitura do Rio determinou as empresas a retomada das operações de duas linhas de ônibus na Ilha do Governador. São o caso das linhas 922 (Tubiacanga x Aeroporto), operada pela Paranapuan; e 925 (Bancários x Aeroporto), da Ideal. No entanto, não há indícios de que vai realizar o mesmo movimento na 901. 

— Pegava muito essa linha para ir à Bonsucesso e era muito tranquila. Agora preciso ficar à mercê das vans e ainda preciso pagar a passagem do meu bolso, pois não aceitam o RioCard. É um absurdo tudo isso. A população tem o direito de saber porque a linha não está circulando — diz a aposentada Vilmara Ferreira, 69 anos. 

Procurada, a Transportes Paranapuan não se manifestou até o fechamento desta edição.