Notícias

Montella é o novo comandante do 19º GBM

Unidade dos Bombeiros na Ilha tem como prioridade a prevenção de acidentes


11/09/2020 - Edição 2006

O Tenente Coronel Montella conhece bem a região
O Tenente Coronel Montella conhece bem a região

O Grupamento de Bombeiros da Ilha está sob novo comando. Trata-se do Tenente Coronel insulano Bernardo Montella da Mota, de 41 anos, morador do bairro do Zumbi. Com 22 anos na corporação, essa será a segunda passagem de Montella pelo 19º GBM, onde trabalhou em 2000 ainda como 2º Tenente e oficial de dia. Por conta da pandemia, não houve a tradicional passagem de comando.

Praticamente toda a carreira do novo comandante foi realizada no Grupamento Marítimo, como mergulhador e especialista como Guarda Vida, recebendo promoções por mérito, na corporação. Montella adquiriu experiência de liderança ao comandar os destacamentos de Guaratiba, Piscinão de Ramos e Paquetá, antes de assumir o 19º GBM da Ilha do Governador.

— É bom estar de volta ao grupamento de uma região que conheço bastante por ser morador. Desde 2000, quando passei por aqui, até hoje, houve grande desenvolvimento na região quanto a sinalização e radares que proporcionaram uma queda no número de acidentes, como por exemplo, na Rua Cambaúba, que à época sofria bastante. Em meio à pandemia tivemos uma redução de militares bombeiros, mas nada que venha afetar o desempenho do 19º GBM — garante Montella, que já está realizando ações em conjunto com a Guarda Municipal para conscientizar a população quanto às aglomerações.

Um dos problemas crônicos da região, aponta Montella, está na Rua Eutíquio Soledade, no Tauá. Nesta via, que possui diversos cruzamentos, o Corpo de Bombeiros notou um crescente no número de acidentes de motos e outros envolvendo pedestres. Por outro lado, ele observa que a Estrada das Canárias continua sendo uma das vias campeãs de acidentes com vítimas fatais. A ideia do novo comandante é realizar um estudo para identificar os lugares mais perigosos na região e realizar ações para tentar reduzir os índices de problemas em conjunto com a Polícia Militar.

— O antigo comando conseguiu um grande avanço ao colocar um radar próximo a Peixaria, no Galeão, o que reduziu significativamente o número de acidentes na região. A ideia é buscar alguma solução nas Canárias, que é uma pista de alta velocidade e possui apenas um radar próximo a Clínica da Família — planeja.

Outra prioridade de Montella é trazer para a Ilha do Governador o projeto Bombeiro Mirim, que busca despertar nas crianças e adolescentes da comunidade o senso e a prática de disciplina e cidadania, vivenciando o dia-dia de um quartel.