Notícias

Melissa fotografa a vida na favela

Jovem usa arte para documentar momentos especiais na comunidade


07/08/2020 - Edição 2001

Fotografias mostram o lado alegre e criativo presente na comunidade do Dendê
Fotografias mostram o lado alegre e criativo presente na comunidade do Dendê

Uma jovem fotógrafa moradora do Dendê decidiu retratar em suas redes sociais a vida cotidiana na maior favela da região. O objetivo de Melissa de Oliveira, 20 anos, é documentar, através da fotografia, as histórias dos moradores que vivem na comunidade registrando momentos especiais, como um banho de sol na laje ou até mesmo a tradicional pipa na laje. A ideia é transmitir mensagens de amor e paz acabando definitivamente com o rótulo de que na favela existe somente violência.

As imagens de Melissa chamam atenção pela humanização que permite ter acesso a um lado desconhecido da comunidade, como os diversos espaços e momentos íntimos que dizem muito sobre a alma do favelado, que segundo ela é o termo que os fotografados costumam, com orgulho, se identificar. Para uma grande parcela de insulanos as fotos são oportunidades de conhecer mais de perto e ter uma ideia real do que acontece no dia a dia do Dendê.

— A arte sempre despertou minha curiosidade. Senti a necessidade de expressar os momentos que vivo, a minha realidade, através da minha ótica e as dos moradores que vivem aqui. Eu via uma diferença gritante na visão de quem vive aqui e os de fora. Busco mostrar a comunidade além do estereótipo negativo retratado na tv, de morte e violência. O Dendê tem muita coisa boa para oferecer. Tem uma cultura incrível, autêntica, muito difícil de encontrar fora daqui — conta Melissa.

A fotógrafa Melissa

A paixão pela fotojornalismo e o estilo documental tem como referência grandes profissionais, como Bruno Itan, Alan Lima, Vicent Rosemblatt, nomes que buscam retratar a vida nas comunidades cariocas. Ainda, segundo Melissa, a fotografia abriu seus os horizontes de modo a conseguir ver além. Para ela, é preciso uma conexão maior entre os artistas da região para juntos criarem canais para transformar a vida de jovens.

— Através dos meus registros percebo como o Dendê precisa ser potencializado e explorar mais os seus talentos. Penso que aqui poderia ter um pré-vestibular comunitário, uma biblioteca comunitária, um projeto de jornalismo comunitário, uma oficina de arte. O jovem do Dendê precisa ter acesso a tudo isso — revela empolgada Melissa, que possui o sonho de dar aulas de fotografia na comunidade.

Para acompanhar o trabalho desenvolvido por Melissa, basta segui-la no instagram: @meltrembala.