Notícias

Maternidade ainda sem data para voltar

Obras para reativar a unidade no Paulino Werneck estão paralisadas


22/01/2021 - Edição 2025

A unidade localizada no Cacuia encontra-se fechada
A unidade localizada no Cacuia encontra-se fechada

A reabertura de uma maternidade pública na Ilha do Governador não passou de uma promessa eleitoral da antiga gestão da prefeitura. Em janeiro de 2020 foi anunciado o início das obras que durariam seis meses para adaptação de algumas dependências do Hospital Paulino Werneck utilizando recursos de R$2,5 milhões. Mas o cenário da unidade de saúde, depois de um ano, não é animador.

Além da promessa do Paulino Werneck, o Hospital Municipal do Loreto também foi indicado como uma opção, em 2017, para receber a maternidade pública da Ilha. Mas a ideia também não foi para frente e o Werneck tornou-se a única esperança. Enquanto o tempo passa, as mães insulanas seguem na desgastante rotina de sair da região e procurar atendimento em outras unidades que ficam a cerca de 30km, e sofrer com risco dos congestionamentos na Estrada do Galeão e Linha Vermelha.

Parte da estrutura interna do hospital ainda precisa de grandes reparos o que deve atrasar mais a obra

Desde 2013, sem a maternidade pública na região, as mães insulanas correm ficam preocupadas, sobretudo quando o parto não é normal. Foi o caso da insulana Júlia que precisou da ajuda de policiais do 17ºBPM em outubro passado para chegar a tempo em uma maternidade pública para dar à luz a pequena Marina, sua primeira filha. Situação semelhante aconteceu com a Luciana Ferrareis em 2017.

— Foi uma situação desesperadora. Eu era mãe de primeira viagem, então o medo e angústia triplicam. Por muitos momentos dentro do carro em direção à maternidade achava que não chegaria a tempo e perderia meu bebê. Graças a Deus, mesmo no susto, deu tudo certo e hoje tenho minha filha comigo, ao meu lado — conta Luciana.

O novo subprefeito da Ilha, Rodrigo Toledo, que assumiu o cargo no primeiro dia do ano, esteve no Hospital Paulino Werneck e constatou a paralização das obras. Ele manifestou o compromisso de agir junto ao prefeito Eduardo Paes (DEM) e ao secretário de saúde, Daniel Soranz, para que as obras na unidade sejam retomadas. O engenheiro insulano Wagner Victer disse que ainda falta bastante trabalho para a maternidade ficar pronta.

— A obra só evoluiu a um processo básico de desmonte de parte da alvenaria, faltando as instalações elétricas, hidráulicas e outras necessárias para atender um ambiente de hospital. É lamentável que isso aconteça, pois falaram diversas vezes que essa obra seria inaugurada em novembro de 2020.