Notícias

Máscaras ajudam na renda familiar

Produção caseira de máscaras de proteção contra Covid-19 garante renda extra


22/05/2020 - Edição 1990

A dona de casa Edir Barbosa está satisfeita com os resultados da fabricação das máscaras
A dona de casa Edir Barbosa está satisfeita com os resultados da fabricação das máscaras

Desde 18 de abril vigora na cidade do Rio de Janeiro decreto do prefeito Marcelo Crivella sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para quem circular em locais públicos e estabelecimentos privados. A medida é para minimizar a possibilidade da proliferação do novo Coronavírus. Houve então, o aumento na procura por estas máscaras, sobretudo, as de tecido.
Antenados na demanda e com a economia estagnada, algumas pessoas passaram a produzir máscaras para ajudar nas finanças da família. Foi o caso da esteticista Thânia Araújo (49), moradora do Moneró.

— Comecei a trabalhar com a venda das máscaras porque uma cliente deu a idéia. E de fato tem dado certo. Em média tenho vendido cerca de 30 máscaras por semana — disse Thânia, que produz máscaras estilizadas com bordados, escudos de times de futebol e símbolos de heróis.

Outra insulana que tem conseguido renda com a venda das máscaras é a técnica de Raio-X, Mary Ramos (48), moradora da Portuguesa. Ela diz que o objetivo dela é ajudar a irmã costureira, que mora em Santa Cruz e passa por momentos difíceis com a família, em virtude da recessão econômica trazida pela pandemia.

Thânia Araújo produz máscaras estilizadas

— Me propus a colaborar com minha irmã e todo domingo meu sobrinho traz 40 máscaras para eu vender aqui na Ilha. Graças a Deus, quando chega sexta-feira já não tem mais nada, tenho vendido tudo — diz orgulhosa.

A dona de casa Edir Barbosa (40), moradora da Vila Joaniza começou a fabricar máscaras para proteger a família, mas a produção se transformou em um negócio. Ela passou a receber encomendas dos vizinhos e atualmente vende cerca de 30 máscaras semanalmente.

— Meus vizinhos viram nossa família com as máscaras e pediram que eu fizesse para eles também. Foi então, que percebi que além de colaborar com a proteção dos moradores de nossa comunidade eu também podia conseguir uma fonte de renda — explicou Edir.

Mary Ramos vende máscaras para ajudar a irmã

De acordo com as entrevistadas, as máscaras fabricadas que produzem são feitas com duplo tecido atóxico, 100% algodão, fato que respeita as normas técnicas da Organização Mundial de Saúde e garante a eficiência do uso. (Thânia Araújo: 96955-5604); (Mary Ramos: 96482-7951); (Edir Barbosa: 98827-4175).