Notícias

Mario ensina matemática no YouTube

O professor tem mais de 3 mil vídeos onde ensina os segredos da matéria


14/08/2020 - Edição 2002

O professor Mário Lima diz que o futuro da educação pode estar na internet
O professor Mário Lima diz que o futuro da educação pode estar na internet

O avanço da tecnologia abriu portas para que diversas instituições de ensino e professores pudessem compartilhar conhecimento através da internet. E é neste universo que o internauta pode conhecer o professor insulano Mario Lima, fundador do canal Inter Mat, no YouTube, onde dá dicas e aulas de matemática para vestibulares e concursos, gratuitamente.

Mario tem 64 anos e lecionou em várias instituições de ensino da Ilha do Governador, incluindo cursos preparatórios, e até mesmo fora, trabalhando em universidades. Após 40 anos de magistério, se aposentou, mas não conseguiu ficar parado. Em 2016, criou um canal no YouTube para ajudar alunos que não tinham condições de pagar um curso preparatório.

— A grande verdade é que depois que me aposentei queria de alguma forma retribuir à sociedade tudo aquilo que ela me deu. Então a melhor forma que encontrei para dar um retorno era fazendo aquilo que sei fazer de melhor: dar aulas — explica Mario, destacando que não visa nenhum retorno financeiro com o canal.

É de uma maneira bem caseira, com os vídeos gravados pelo celular e em um estúdio improvisado em casa, que ele transmite seu conhecimento aos quase 10 mil internautas que o acompanham. Mário diz que nas suas aulas procura “pensar fora da caixinha” e vai além do método tradicional de ensino brasileiro. Ao todo, são mais de 3 mil vídeos com os mais diversos conteúdos exigidos nos principais concursos do país, sobretudo os da área militar.

“Quero retribuir à sociedade o que ela me deu”

— Sempre que posso tento apresentar novos caminhos aos alunos, novos jeitos de chegar ao mesmo resultado. Além disso, faço vídeos mostrando a parte histórica da matemática, para que o aluno possa entender um pouco de como aquilo surgiu, e não ficar apenas num conteúdo maçante — explica.

Mário conta que decidiu apostar nas aulas virtuais por acreditar nos benefícios que isso pode trazer aos estudantes. Para ele, a internet democratizou o acesso à informação, reduziu custos e dá liberdade para o aluno estudar da maneira que achar mais adequada. “Com alguns ajustes, pode se tornar o futuro da educação no país”, garante.

Com a dedicação de quem ama o trabalho, Mario leva o canal bastante a sério, mas também se diverte produzindo os vídeos. “O Inter Mat é a minha terapia. Troco os remédios por isso. No dia que parar de fazer isso eu acho que morro!”, diz o bem-humorado professor.