Notícias

Marinha mantém atividades para jovens

Cerca de 500 moradores de comunidades da Ilha participam do programa social


17/09/2021 - Edição 2059

Crianças e adolescentes aprendem judô com profissionais
Crianças e adolescentes aprendem judô com profissionais

O Programa Forças no Esporte (Profesp), desenvolvido dentro das dependências do quartel da Marinha, no Bananal, pelo Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Ciasc), tem como objetivo a captação de jovens em situação de vulnerabilidade social de diversas comunidades da região, para ajuda-los na socialização e treinar para diversas atividades para que encontrem objetivos de crescimento como cidadãos e profissionalmente. 

A sala para aprendizado do idioma francês foi inaugurada há cerca de três anos e é fruto de uma necessidade de expandir o projeto atrelando com outras atividades educacionais para as crianças e adolescentes participantes do programa. No local, há um espaço multifuncional onde são ministradas as aulas de violão, inglês e canto coral, sala de artes maciais, laboratório de informação, além do laboratório de língua francesa. A ideia é que até dezembro seja inaugurada uma sala de leitura.  

No Profesp, alunos carentes têm contato com a computação

Atualmente, o Profesp atende cerca de 500 crianças e jovens, de oito a 17 anos, moradores da Ilha do Governador, que frequentam o programa sempre no contra turno escolar, e desenvolvem esportes como a vela, remo, futebol, futsal, handebol, atletismo, karatê, judô, taekwondo, luta greco-romana e badminton. Durante a pandemia, mesmo com a necessidade de suspender temporariamente as atividades em alguns momentos, o Ciasc fez questão de manter os laços com os jovens e suas famílias por meio da distribuição de cestas básicas, que mostra a seriedade do trabalho realizado pelos militares da Marinha. 

— O Profesp é um importante programa social do governo federal que, só no Ciasc, consegue atender centenas de jovens e fazer a diferença na comunidade onde o quartel está inserido. A divulgação destas atividades em órgãos de comunicação relevantes como o jornal Ilha Notícias é muito positiva, pois ajuda-nos a divulgar o programa junto ao público interessado, atrai novos participantes, e, claro, informa a sociedade em geral — afirma o Contra-Almirante (FN), Cláudio Leite.