Notícias

Marinha faz ações ambientais na Ilha

Parceria vai reunir pesquisadores, militares e alunos de escolas públicas


09/10/2020 - Edição 2010

Representantes da Marinha e do Jardim Botânico assinam acordo ambiental
Representantes da Marinha e do Jardim Botânico assinam acordo ambiental

A Marinha do Brasil, através da Base dos Fuzileiros Navais da Ilha do Governador (BFNIG), cujas instalações estão localizadas no Bananal, assinou um acordo de cooperação com o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O objetivo da parceria é promover ações socioambientais, de educação e disseminação do conhecimento tanto para os militares quanto para as escolas municipais da região, como a Dunshee de Abrantes, que é apadrinhada pela marinha.

O acordo prevê diversas ações que vão contribuir diretamente para o meio ambiente da Ilha do Governador, dentre as quais destacam-se o reflorestamento de áreas do Campo de Instrução da Ilha, o plantio de vegetação em taludes e encostas para reduzir o risco de deslizamentos na região, além da criação de um viveiro de mudas da Mata Atlântica. Com a parceria também foi criada a sessão de responsabilidade socioambiental da Base dos Fuzileiros Navais, que inclui a realização de cursos de jardinagem com ênfase em agroecologia.

— Este curso vai possibilitar uma segunda capacitação a Cabos, Soldados e Marinheiros, de modo a criarmos o Caminho Socioambiental e a Horta Pedagógica. Este caminho vai conter amostras de algumas das espécies da Mata Atlântica que podem ser encontradas nos mais de 240 hectares do Complexo Naval da Ilha do Governador, bem como de árvores frutíferas brasileiras. Para sua preparação foram plantadas 22 árvores frutíferas, 16 palmeiras e diversas plantas ornamentais. Além, é claro, da horta com espécies de plantas alimentícias não convencionais — explica o Comandante da BFNIG, Capitão de Mar e Guerra, Luiggi Campany de Oliveira.

Com a adaptação do espaço dentro das instalações da Base da Marinha, será possível receber pesquisadores do Jardim Botâncio, escolas da Ilha e alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp) para aulas, ao ar livre, de educação ambiental facilitando a observação presencial de árvores de Mata Atlântica, a horta pedagógica e a compostagem. A proposta é criar uma rica consciência ambiental principalmente nos jovens estudantes de escolas públicas da Ilha para que sejam multiplicadores em ações ambientais.