Gente da Ilha

Marcus Marinho é destaque da Record


30/08/2024 - Edição 2213

A trajetória do jornalista Marcus Marinho revela a história de um profissional insulano que construiu uma carreira sólida e crescente. Com mais de 20 anos de experiência, Marcus se destaca como um repórter que segue o verdadeiro princípio do jornalismo, o de servir a população e ajudar as pessoas. 

Nascido no Tauá, Marcus estudou nos colégios Thales de Mileto, Piaget e MV1. E como a maioria das crianças, gostava das brincadeiras de rua, jogar totó, pingue-pongue e outras brincadeiras da época. Ele conta que também era um aficionado por desenhos e seriados japoneses. Essa paixão de infância foi uma das grandes responsáveis por introduzi-lo no meio do jornalismo. 

— Na minha adolescência, eu era leitor da Revista Herói, uma revista voltada para o universo dos super-heróis, e assistia muito a TV Manchete por conta dos desenhos que passavam lá. Isso me fez ter uma vontade de trabalhar nesses dois lugares. Foi quando eu percebi que precisava me formar em jornalismo para trabalhar nesses lugares — relembra Marcus, comentando em seguida — Infelizmente as duas empresas fecharam e não deu tempo de trabalhar nelas! 

Marcus cursou jornalismo na Universidade Estácio de Sá e concluiu o curso na antiga Faculdade da Cidade. Neste período, Marcus começou tendo duas experiências profissionais na região, trabalhando em jornais e sites de pequeno porte de forma voluntária até chegar no Ilha Notícias, onde teve o seu primeiro estágio profissional e atuou por pouco menos de um ano. 

— No Ilha Notícias eu aprendi muito o que é a rua. Aprendi a conversar com as pessoas, a ouvi-las. A fazer uma apuração, e tudo isso que é a base de uma boa reportagem. Foi um pontapé inicial muito importante que me fez aprender detalhes que levo até os dias de hoje — conta. 

Do Ilha Notícias, Marcus desembarcou na Rádio Tupi, onde permaneceu por 13 anos. Lá, foi estagiário, repórter e coordenador de jornalismo. Paralelamente ao rádio, começou a trabalhar na TV e passou por emissoras como a TV JB, CNT, SBT, Rede TV e Band. “Muitas vezes eu começava uma matéria no rádio e fazia o desdobramento dela na TV”, relembra. 

Após a Tupi, Marcus passou pelas Rádio Mania e pela Roquette Pinto, até chegar na Rede Record, emissora que está até hoje. Na Record, iniciou sua trajetória como motolink e depois assumiu as funções de repórter. Desde janeiro deste ano, Marcus é destaque como apresentador do programa “RJ no Ar”, exibido todas as manhãs. 

— Quando apresentamos um programa, temos que ter a consciência que somos companheiros do nosso espectador. Então a gente precisa estar disposto a ouvir as pessoas, pois o jornalismo é um serviço social. Não temos o poder de mudar o mundo, mas temos o poder de ajudar as pessoas — afirma. 

Insulano de coração, Marcus mantém viva a sua ligação com a região. Além do sentimento de pertencimento, carrega em sua trajetória tudo aquilo que a Ilha do Governador ensinou e como forma de retribuição, procura sempre fazer o bem às pessoas através da telinha da televisão. 

Marcus Marinho é Gente da Ilha!