31/05/2024 - Edição 2200
Márcia Herreira é um exemplo de resiliência e sucesso empresarial na Ilha do Governador. Moradora do Jardim Guanabara, ela é proprietária da Costa Branco, uma empresa de material de construção, referência na Praça dos Bancários, onde está localizada há 27 anos.
Nascida em 1971 no bairro de Irajá, Márcia teve uma infância marcada por desafios. Filha de um português e uma carioca, ela cresceu em Vicente de Carvalho e sempre visitava a Ilha com seus pais. Essas visitas a fizeram se apaixonar pelas terras insulanas, principalmente pelos passeios na Praia da Bica e os sorvetes no Sem Nome.
Embora com formação em fisioterapia, Márcia encontrou sua verdadeira vocação no comércio, ramo que conheceu ajudando o pai, no seu açougue.
— A história de criação da Costa Branco começou com um anúncio de jornal. Meu esposo e eu, à época, vimos a oportunidade de adquirir uma loja de material de construção na Avenida Ilha das Enxadas. Meu marido militar não podia assumir a loja integralmente, então coube a mim esta responsabilidade que carrego com orgulho desde então. Devo muito também essa entrada no ramo de material de construção ao meu amigo e fiel escudeiro Ronei, que conhecia o ramo. Convidei Ronei para iniciar a empreitada comigo e ele está ao meu lado desde o primeiro dia de operação — conta a hoje empresária Márcia Herreira.
O começo, ela recorda, foi bastante desafiador. Além de aprender sobre o ramo e conviver com uma grande concorrência na região, ela teve que transformar uma loja endividada em um negócio viável. "Eu dirigia uma caminhonete Rural para fazer as entregas, enquanto o Ronei, ainda menor de idade, ficava na loja", relembra.
Apesar das dificuldades, Márcia nunca pensou em desistir. Segundo ela, o amor pela loja e a necessidade, a mantiveram firme, já que precisava garantir o sustento de sua filha, que nasceu em 1997, além de superar a morte de seu pai dois anos após a abertura do empreendimento.
Ao longo dos anos, Márcia conquistou a confiança e o respeito de seus clientes. A loja passou por várias expansões, incluindo a contratação de mais colaboradores e a mudança para um espaço maior em 2005. Estabelecer credibilidade da marca foi a principal estratégia para prosperar.
— Conseguimos ganhar a confiança dos fregueses. Ser uma pessoa de palavra era essencial. Com o nome estabelecido, expandimos nossa atuação e variedade de produtos para atender melhor nossos clientes. Desta forma, garantimos ao longo dos anos a fidelização dos clientes. O atendimento aqui é personalizado. O cliente que entra na loja jamais vai sair sem uma solução ou alternativa, mesmo que não tenhamos o produto naquele momento — disse Márcia, que recentemente abriu uma nova loja voltada para materiais de pintura e tintas, também nos Bancários.
A trajetória de Márcia é um testemunho de determinação, resiliência e sucesso. Como mulher, ela jamais deixou que o preconceito o vencesse e hoje sua história inspira outros empreendedores, principalmente mulheres, a persistirem diante das adversidades. Márcia é Gente da Ilha!