Lusa

Marcelo Barros recebe a Medalha Tiradentes

Campeão mundial Bebeto foi o autor da homenagem


02/12/2022 - Edição 2122

O presidente da Lusa recebeu das mãos de Bebeto a maior honraria da Alerj
O presidente da Lusa recebeu das mãos de Bebeto a maior honraria da Alerj

O presidente da Associação Atlética Portuguesa, Marcelo Barros Gonçalves, 41, recebeu na noite de quarta-feira (23), a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro a um cidadão. A homenagem, realizada no plenário da Alerj, foi proposta pelo deputado estadual e tetracampeão mundial pela seleção brasileiro, o ex-jogador Bebeto, em reconhecimento ao excelente trabalho realizado pelo homenageado na gestão à frente da Lusa; 

Na gestão de Marcelo, a Lusa da Ilha alcançou as melhores campanhas da história do clube. Em 2021, em plena pandemia, o clube conquistou a terceira colocação do Campeonato Carioca, à frente de Vasco da Gama e Botafogo. Já neste ano, pela primeira vez, o clube disputou a Copa do Brasil alcançando feitos históricos, como eliminar dois times de Série B do Brasil, e quase eliminando Corinthians.  

Além disso, desde março de 2021, a pedido do prefeito Eduardo Paes, é o gestor da Vila Olímpica Nilton Santos, maior equipamento público de esportes e lazer da região. Ele chegou a ficar um ano como voluntário, já que a prefeitura passava por problemas financeiros. Atualmente, a Vila atende mais de três mil insulanos, de todas as idades, e as atividades são totalmente gratuitas.  

— Na minha carreira parlamentar, todos sabem que sou muito criterioso para homenagear uma pessoa, mas ao Marcelo Barros eu não poderia deixar de conceder esta honraria. Os feitos que Marcelo vem conseguindo dentro e fora de campo na Lusa é de se orgulhar. Sem ele, eu acho que a Lusa, que é aquele time que todo mundo gosta, não estaria onde está neste momento — afirma Bebeto, que voltou da Copa do Mundo do Catar, onde era convidado oficial da FIFA, especialmente para entregar a medalha ao Marcelo.  

Esta relação íntima de Bebeto com a Copa do Mundo, inclusive, tornou esse momento ainda mais especial para Marcelo Barros. Segundo ele, foi um orgulho receber a Medalha Tiradentes das mãos de um campeão do mundo, que tem uma história linda de amor ao Brasil e ao Rio, dentro e fora das quatro linhas.  

— Estou muito feliz em receber esta honraria, que não é somente minha, mas também de todos os associados, beneméritos, enfim de todas as pessoas envolvidas na Ilha do Governador e que tem a Lusa como segundo time quando não o primeiro. Esse sentimento está mais vivo do que nunca. É um momento único receber esta medalha das mãos de um tetracampeão, de um cara que tenho um carinho enorme. Estou lisonjeado! — afirma Marcelo.  

Estiveram presente na homenagem, a vereadora Tânia Bastos, o deputado estadual eleito para a próxima legislatura, Guilherme Schleder, o presidente do Estaleiro Camorim, Carlos Roberto, o ex-presidente da Lusa, João Rêgo, além do presidente da Associação Comercial da Ilha, José Richard Waichel e diversos associados, dirigentes da Lusa, amigos e familiares.