Gente da Ilha

Manuel se dedica às flores há 50 anos


Por Nycolas Santana

20/06/2025 - Edição 2255

A história de Manuel Joaquim Lavadeira Gonçalves se confunde com a história de uma das floriculturas mais tradicionais da Ilha do Governador. Localizada na Estrada da Cacuia, 455, a Flora Cacuia tornou se uma referência e até hoje é uma das mais procuradas da região no ramo de flores e jardinagem, um reconhecimento que é fruto de muito trabalho e dedicação de Manuel. 

Nascido em Portugal, Manuel serviu o Exército português durante a juventude e chegou a atuar em Angola, durante um período de conflito no país africano. Ao concluir o tempo de serviço militar, decidiu visitar a irmã que morava no Brasil, uma viagem que acabou mudando o rumo de sua vida, pois decidiu que era aqui que gostaria de ficar. 

Chegou ao Rio de Janeiro aos 23 anos e, inicialmente, se estabeleceu no bairro de Irajá. Pouco tempo depois, recebeu uma proposta de emprego na Flora Cacuia, que na época pertencia ao cunhado de sua irmã. 

O contato com as flores foi, a princípio, uma oportunidade de trabalho. Mas com o passar do tempo, Manuel foi criando laços com o lugar, com a clientela e com os moradores do Cacuia. 

— Quando cheguei aqui, a loja trabalhava somente com flores. Com o tempo, sugeri diversificar um pouco e começamos a trabalhar com plantas, vasos, terra, tudo o que envolve a área de jardinagem — conta Manuel. 

Seu empenho e dedicação o levaram a se tornar sócio da floricultura, e posteriormente, ser o único proprietário do estabelecimento. Hoje, quase 50 anos depois, Manuel é visto diariamente cuidando das plantas, atendendo os clientes e mantendo viva uma das floriculturas mais tradicionais da região. 

— A longevidade é fruto de muito trabalho e dedicação. Eu gosto muito de trabalhar com flores e aqui o cliente encontra tudo o que precisa. Sempre prezei pela variedade e o bom atendimento — afirma Manuel. 

Morador da Ilha há 45 anos, Manuel construiu aqui não apenas sua carreira, mas também sua vida pessoal. É casado com Maria Fernanda há 45 anos e juntos criaram duas filhas: Alexandra, de 41 anos, e Helena, de 38. Além disso, Manuel é avô de quatro netos. Quando não está trabalhando, Manuel gosta de passar tempo com a família em casa e se diverte com a bagunça dos netinhos. 

Mais do que um comerciante, Manuel é um personagem conhecido e querido pelos moradores do Cacuia. Quem passa pela Flora Cacuia sabe que encontrará, além de flores e plantas, uma boa conversa e histórias marcantes. Um exemplo de dedicação, trabalho e amor pela Ilha, onde escolheu viver e construir sua história. 

Manuel é Gente da Ilha!