Notícias

Mais de 50 mil já foram vacinados na Ilha

Expectativa é imunizar pessoas dos grupos prioritários até o fim de maio


14/05/2021 - Edição 2041

Enfermeira do Posto de Saúde Necker Pinto durante o procedimento de vacinação
Enfermeira do Posto de Saúde Necker Pinto durante o procedimento de vacinação

O prefeito Eduardo Paes anunciou na noite de quarta-feira (12), a intenção de vacinar todos os moradores da região com mais de 18 anos até outubro. O cálculo da estimativa foi feito mediante o andamento no volume de recebimento de doses da Secretaria Estadual de Saúde (Ses) nas últimas semanas. Atualmente, 25,5% dos cariocas já foram vacinados ao menos pela primeira dose da Covid-19. Na Ilha, cerca de 50 mil moradores já receberam a vacina nos postos de saúde da região.  

De acordo com o novo cronograma, a vacinação para pessoas fora do grupo prioritário terá início no fim deste mês começando pelas mulheres de 59 anos. A imunização vai dividir por gênero e faixa etária até o dia 23 de outubro, quando chega na faixa das pessoas com 18 anos ou mais. “Temos recebido de forma regular e em mais quantidade as vacinas, especialmente a AstraZeneca. Isso nos permite ter mais previsibilidade na divulgação deste calendário. Pretendemos, ao longo das próximas duas semanas, terminar a vacinação de todas as pessoas com comorbidades e aquelas com deficiência permanente. Será um grande avanço”, anuncio Paes.  

Uso de máscaras é importante, diz o secretário Soranz

Houve também uma antecipação no calendário atual de acordo com a primeira dose de imunização. Com a liberação da justiça para aplicação da Pfizer/BioNTech, na sexta-feira (14), homens de 46 anos que façam parte dos grupos prioritários e, no sábado (15), mulheres de 45 anos, já podem se vacinar. A Ilha chegou a marca de 8.066 pessoas contaminadas desde o início da pandemia com um número de 731 óbitos, o que significou um aumento expressivo se comparado com as últimas semanas. O secretário de Saúde do Rio, DanielSoranz, no entanto, informou que esse aumento súbito de casos de Covid-19 se deu através de um mutirão feito pela secretaria para classificar casos antigos que não foram registrados como Covid-19. 

— As pessoas precisam continuar a manter todas as precauções, usar máscara, evitar aglomeração e manter o distanciamento social, porque ainda tem uma disseminação alta, mas neste momento não só o Rio, como na maioria das cidades do estado, a gente vê uma queda no número de casos. Essa atualização, portanto, não apresenta uma realidade atual e sim uma organização geral para contabilizarmos quantas pessoas já foram atingidas pelo vírus – disse Soranz, que pediu desculpas pelo acúmulo de notificações depois da atualização do número de casos.  

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio afirmou em nota, que o Rio de Janeiro caminha para sair da terceira onda de Covid-19 que, segundo o secretário, está relacionada à entrada da variante P1, de Manaus.