Notícias

Luteranos comemoram 46 anos na Ilha

Igreja está instalada no Tauá e Jan Meyer é o novo pastor


28/06/2019 - Edição 1943

Pastores e membros acompanham o culto de instalação do novo pastor da igreja
Pastores e membros acompanham o culto de instalação do novo pastor da igreja

Há 46 anos, na Rua Sobragi, no Tauá, funciona uma Igreja Luterana que segue rigorosamente a linha da Reforma Protestante ocorrida no século XVI, liderada pelo monge católico alemão Martinho Lutero. Os cultos acontecem aos domingos e datas especiais, a partir de 10h30. Os membros são na maioria moradores da Ilha, predominantemente descendentes de alemão.

De acordo com a história, do ponto de vista luterano, a Igreja Luterana pode ser considerada a primeira igreja evangélica a se formar no mundo, embora a intenção inicial não fosse criar uma nova religião. Ela surgiu após Lutero traduzir a Bíblia, que antigamente era em latim, e observar que algumas interpretações da Igreja Católica estariam diferentes. Então Lutero redigiu 95 teses sobre essas contradições e colou na porta da igreja de Witremberg, na Alemanha. O fato gerou críticas do alto clero católico, mas por outro lado ganhou o apoio de parte da população alemã.

No Brasil, a Igreja Luterana se instalou pela primeira vez em 1818, e na Ilha, a igreja começou no Moneró nos fundos de uma casa, em 1975. No início da década de 80, adquiriram o terreno no Tauá, onde funciona até hoje. O atual presidente da igreja, Christian Dockhorn, foi o primeiro bebê a ser batizado na Igreja Luterana da Ilha.

Membros se dirigem aos pastores para a Santa Ceia

— Muitos insulanos não sabem da existência da Igreja Luterana em nossa região, e estamos aqui para mostrar nossa fé e dizer que, embora estejamos ainda vinculados aos descendentes de alemães, estamos abertos a todos que queiram abraçar essa fé. Nós acreditamos que a salvação vem pela fé através da graça de Deus e em Jesus Cristo — disse Dockhorn.

O culto do domingo (23) marcou o anúncio do pastor Jan Meyer, de 43 anos, para comandar a Igreja Evangélica de Confissão Luterana da Ilha nos próximos três anos. Nesse culto também esteve presente o pastor sinodal Marcos Ebeling, responsável por coordenar as igrejas luteranas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além dos pastores e membros das igrejas de Ipanema, do centro da Cidade e de Niterói.

— Faz parte da nossa liturgia a ordem, assim como o apóstolo Paulo diz na bíblia. Então é comum que os cultos das igrejas luteranas sejam bem organizados e cada membro demonstre e tenha muita fé. Essa é a linha de culto que também seguirei aqui — conta o novo presidente pastor Jan Meyer.