Lusa

Lusa x Corinthians na Copa do Brasil

Pela primeira vez equipes se enfrentarão em partida oficial


Por André Oliveira

01/04/2022 - Edição 2087

O lateral-esquerdo da Lusa Guilherme, de 19 anos, é uma das grandes revelações do clube nesta temporada
O lateral-esquerdo da Lusa Guilherme, de 19 anos, é uma das grandes revelações do clube nesta temporada

Em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na tarde de segunda-feira (28), a Associação Atlética Portuguesa conheceu seu adversário na terceira fase da Copa do Brasil. Trata-se do Corinthians-SP, clube tricampeão da competição, da série A do Campeonato Brasileiro e que possui a segunda maior torcida do país. Esse confronto será a primeira partida oficial na história dos clubes que jamais se enfrentaram antes.  

A trajetória do futebol da Lusa e os resultados conquistados nos últimos anos podem ser considerados o melhor momento futebolístico da história do clube, desde a vitória sobre o Real Madrid, por 2 a 1, em pleno Santiago Bernabéu, na Espanha, em 1969. Com a melhor campanha no Campeonato Carioca 2021 alcançando a terceira colocação na classificação geral, o time conseguiu a qualificação para jogar a Copa do Brasil e vem avançando a cada fase. A equipe já eliminou CRB-AL e Sampaio Corrêa-MA, dois times de grande tradição no futebol nordestino e que disputam o Brasileirão Série B.  

— O momento da Lusa é excepcional. Isso é fruto de um trabalho sério que vem sendo realizado desde que a equipe voltou a elite do futebol carioca, em 2015. Já são oito anos na primeira divisão e a cada ano procuramos evoluir a parte estrutural do clube para melhorar a performance dos atletas. Hoje temos um dos melhores centros de recuperação esportiva dos times de médios investimentos do Rio e estamos crescendo degrau a degrau — afirma o presidente Marcelo Barros.  

Nesta terceira fase da Copa do Brasil, diferente das duas últimas, serão duas partidas, sendo a primeira no Rio de Janeiro e a segunda em São Paulo. Inclusive, a Lusa busca uma alternativa para poder mandar seu jogo, já que o regulamento da competição nesta fase prevê que a partida seja realizada em um estádio com capacidade mínima de 10.000 lugares. Atualmente o Luso-Brasileiro comporta 5.044 torcedores. Uma das ideias em pauta é a expansão da capacidade do estádio por um mês com a colocação de arquibancadas tubulares. Outra alternativa é jogar em estádios, como São Januário e Nilton Santos. Por hora, o Maracanã está descartado por conta do alto custo.  

— Independente de onde for o jogo, tenho certeza de que o morador da Ilha vai abraçar a equipe como vem fazendo nos últimos jogos. A Lusa está num momento incrível também fora de campo, com a procura de camisas e o estádio sempre cheio em suas partidas, o que muito me alegra. Vamos dar a vida para que consigamos alcançar esse sonho, que agora é vencer o Corinthians — finaliza o presidente Marcelo Barros.