Lusa

Lusa realiza peneira do Sub-9 ao Sub-14

Clube abre oportunidade aos jovens de talento da região


Por André Oliveira

04/06/2021 - Edição 2044

A Associação Atlética Portuguesa aposta no trabalho integrado entre o futebol de campo e o futebol de 7
A Associação Atlética Portuguesa aposta no trabalho integrado entre o futebol de campo e o futebol de 7

Chegou a vez dos pequeninos. A Lusa inicia na próxima terça (8), a partir das 15h, o processo de seleção de novos jogadores, a famosa peneira, para descobrir talentos no futebol. Neste momento, a prioridade do clube são crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos. Toda criança do Brasil sonha ou já sonhou um dia em ser jogador de futebol, então, a hora é agora.  

Os testes serão realizados nos campos de treinamento do Estádio Luso-Brasileiro e conduzidos pelo coordenador técnico de avaliação de novos talentos, professor Jorge Vidal, profissional que possui experiência como chefe da preparação física da categoria Sub-20 da Lusa. Jorge também é responsável pelo núcleo formador do clube, além de ter passagens como auxiliar de preparação física da equipe profissional. Diversos bons atletas saíram dessas peneiras e formaram carreira no time profissional, como o meia Romarinho, que já participou de mais de 150 jogos pela Lusa. Outro exemplo é o zagueiro Pedro, titular no Cariocão deste ano e que foi vendido para o Grêmio Horizontino-SP. 

— A oportunidade está aberta. Estamos com uma nova filosofia na base e queremos que o jovem insulano, que sonha em ser atleta, tenha a oportunidade de ser analisados pelos nossos profissionais e façam parte da família lusitana. O futebol começa desde pequeno, e a Lusa oferece suporte para acompanhar o atleta em todas as modalidades, seja no futsal, no futebol de campo ou no futebol de 7 — explica Marcelo Barros, presidente do clube.  

Neste período em que os jogadores são avaliados tanto na peneira quanto no Núcleo Formador, eles recebem sessões de treinamento, além de palestras com atletas profissionais, membros da comissão técnica profissional, e participam de gincanas que explicam a história e tradição do clube. Dois atletas que, inclusive foram anunciados pelo jornal Ilha Notícias em matéria no fim de janeiro, o atacante João Victor, de 11 anos, e o meia Gabriel Borges, de 12 anos, estão evoluindo bem na equipe principal e  participam das principais competições da categoria.  

— Tenho acompanhado de perto a evolução destes dois meninos que estão conosco há cerca de um ano e posso falar com toda certeza que é bastante positiva. Hoje, além da habilidade, eles aprimoraram técnicas de finalização, passe, noções táticas e defensivas, como parte do processo de maturação do atleta. Por isso, a importância de começar cedo para que a equipe de profissionais da Lusa consiga lapidar o jogador, explorando as melhores características de cada atleta e aprimorando os pontos fortes – analisa Jorge Vidal.  

Para inscrição na peneira é necessário comparecer na secretaria do clube na Rua Haroldo Lobo, 400, munido de atestado médico liberando para a prática ao futebol. A taxa cobrada é de R$ 100,00. Informações: 2462-3133.