Lusa

Lusa realiza novos testes da Covid-19

Atletas, comissão técnica e funcionários são testados pela segunda vez


Por André Oliveira

05/06/2020 - Edição 1992

A equipe de enfermagem da clínica Ilha Lab realizou os testes nos jogadores
A equipe de enfermagem da clínica Ilha Lab realizou os testes nos jogadores

As atividades do futebol profissional da Associação Atlética Portuguesa estão retornando de modo gradual aos treinamentos presenciais, realizados sob um extenso protocolo de segurança desenvolvido pelos médicos dos clubes que disputam a elite do Campeonato Carioca. Na quinta-feira (4), uma nova bateria de testes rápidos da Covid-19 foi feita em todos os jogadores, membros da comissão técnica e demais funcionários envolvidos no retorno aos treinamentos pela equipe de enfermeiros da clínica Lab Ilha.

Os treinos da semana anterior obedeceram aos critérios estabelecidos pela prefeitura e os atletas se limitaram a fazer atividades fisioterápicas com bola. Nesta semana, com a liberação total dos treinos, os jogadores começaram trabalhos importantes de finalização e movimentação visando a recuperação do condicionamento físico e tático da época pré-pandemia.

— A volta foi importante, porque os jogadores estavam há mais de 70 dias sem exercícios adequados para atletas profissionais. Por ser um esporte de alto rendimento, não basta estalar os dedos e voltar a jogar. Os jogadores precisam se preparar com antecedência num período satisfatório. De modo geral o resultado dos últimos treinamentos tem sido eficaz, alguns atletas ainda sentem a parte física, mas o mais surpreendente é que a qualidade técnica voltou em um nível legal e nos próximos dias poderemos avançar em trabalhos específicos simulando situações mais realistas de jogo — analisa o treinador Rogério Corrêa.

O meia-atacante Chayene e o zagueiro Pedro voltaram aos treinos com bola no início desta semana

Com o resultado dos exames da Covid-19 custeados pelo clube a preços acessíveis com a Lab Ilha, os dois atletas que testaram positivo foram afastados e cumprirão regime de isolamento social por 15 dias até realização de um próximo exame que confirme ausência do vírus no corpo. Um atleta teve confirmado IGM positivo, ou seja, contraiu a doença em algum momento e está com anticorpos de combate no organismo. Esse segue liberado.

— A Lusa tem trabalhado intensamente para essa volta aos treinos com medidas que garantam a segurança necessária dos profissionais envolvidos. A nova testagem da Covid-19 nos jogadores comprova isso, já que é importante ter uma análise real do número atual de infectados. Vamos continuar neste ritmo, com responsabilidade e garantindo a volta sadia de todos. Aproveito para agradecer a parceria com a Lab Ilha, que disponibilizou a equipe de profissionais de saúde para realizar exame in loco — disse otimista o presidente Marcelo Barros.