Lusa

Lusa lembra vitória sobre Real Madrid

Portuguesa venceu por 2x1 partida no Santiago Bernabéu


Por André Oliveira

06/09/2019 - Edição 1953

O lateral esquerdo Zeca, ao lado do preidente da Lusa João Rego
O lateral esquerdo Zeca, ao lado do preidente da Lusa João Rego

A Associação Atlética Portuguesa comemorou na quarta-feira (4), meio século de uma das vitórias mais marcantes da história do clube. Há 50 anos, o futebol profissional da Lusa Carioca vencia o gigante Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, em Madrid, por 2 a 1. O que parecia impossível naquela noite virou realidade com dois gols do atacante Miguel e brilhantes atuações do ponta esquerda Escurinho, do meia Jurandir e do lateral esquerdo Zeca.

A partida, que foi um amistoso festivo, marcava a entrega de faixa do time “galáctico” do Real Madrid, tricampeão do Campeonato Espanhol sob o comando de Miguel Muñoz Mozún e contava com grandes estrelas no seu elenco, como o atacante Paco Gento e do zagueiro Sanchis. Mas a equipe da Ilha do Governador não se intimidou. Em amistoso com “pouco futebol e muitas piruetas”, como noticiou a imprensa espanhola na época, a Lusa surpreendeu.

— Sempre é bom recordar esse grande feito. Já se passou meio século. Nossa história é eterna e seguirá sendo contada por incontáveis gerações que virão. A Portuguesa, ao longo dos anos, também teve as suas conquistas internacionais. O clube possui mais de 130 jogos internacionais”, lembra o presidente administrativo João Rêgo.

Jornal espanhol da época, noticiou a grande façanha da Portuguesa

O lateral-esquerdo Zeca, que atualmente mora no Jardim Carioca, teve a oportunidade de ser um dos grandes destaques da partida. Ele lembra que por pouco a partida contra o Real Madrid não aconteceu. Inicialmente o confronto iria ser contra o Sevilla, uma outra equipe da Espanha, mas o Real Madrid ofereceu uma premiação maior aos jogadores da Lusa e o jogo pôde acontecer em 4 de setembro de 1969.

— Eu sempre lembrarei com carinho desta partida. O clima do estádio era totalmente favorável ao time adversário, mas a Lusa não se intimidou em nenhum momento. Mostramos força e logo no primeiro tempo já abrimos dois a zero no placar. Quando foram se dar conta, já não tinham forças para reagir. Uma vitória para todo sempre e com orgulho posso contar para os familiares e amigos – lembra Zeca.