Lusa

Lusa inicia inscrição para peneiras

Atividade é para jovens que desejam ser jogadores profissionais


Por André Oliveira

20/11/2020 - Edição 2016

O objetivo da Lusa é formar jogadores identificados com a história e tradição do clube
O objetivo da Lusa é formar jogadores identificados com a história e tradição do clube

O processo de seleção de jogadores, ou a famosa peneira, é a forma da Associação Atlética Portuguesa descobrir novos talentos no futebol. Toda criança do Brasil sonha ou já sonhou um dia em ser jogador. É pensando nisso que a Lusa abre essa oportunidade aos adolescentes e jovens insulanos e de todo o Rio, do Sub-15 ao Sub-20, para participar do processo seletivo, que começa a partir da terça-feira (24), às 9h, nos campos de treinamento do Estádio Luso-Brasileiro, sede do clube.

Os testes serão conduzidos pelo coordenador técnico de avaliação de novos talentos, professor Jorge Vidal, que possui experiência como chefe da preparação física da categoria Sub-20 da Lusa, responsável pelo núcleo formador do clube, além de ter passagens como auxiliar de preparação física do profissional. A peneira é realizada semestralmente pelo clube e diversos atletas já saíram dela e formaram carreira no time profissional, como o meia Romarinho, que já participou de mais de 150 jogos pela Lusa. Outro exemplo é o zagueiro Pedro.

Diversos atletas são observados pelo coordenador técnico das peneiras e ganham oportunidades

No último processo seletivo mais de quinze atletas, do Sub-11 ao Sub-20, foram encaminhados para as equipes principais. São os casos dos atletas Alexandre Júnior, Isaque da Silveira e Willian da Silva, que disputaram o Campeonato Carioca Sub-20 deste ano. Nesse período em que o jovem é avaliado, além das sessões de treinamentos, haverá palestras com atletas profissionais, alguns membros da comissão técnica do profissional, além de gincanas explicando a história e tradição da Lusa.

— É uma boa oportunidade participar. Principalmente para o jovem insulano, que possui potencial para tornar-se um jogador de futebol. A Portuguesa sempre estará aberta para ser a sua primeira opção. Pode vir que profissionais capacitados estarão realizando as avaliações — garante o presidente Marcelo Barros.

As inscrições estão abertas na secretaria do clube, que funciona das 8h às 19h, para atletas de 15 aos 20 anos. O valor da inscrição é de R$ 100 e deve ser pago, à vista, no ato da inscrição, no dinheiro ou cartão de crédito ou débito. Para iniciar os testes é preciso que o jovem apresente ao professor Jorge Vidal exame eletrocardiograma com laudo e atestado médico capacitando o atleta para a prática do futebol (com três meses de validade). O vice-presidente de futebol que também é o presidente administrativo, Marcelo Barros, receberá relatórios dos dias de teste e vai acompanhar as peneiras de perto.

A Portuguesa fica na Rua Haroldo Lobo, 400. Mais informações sobre as peneiras, o interessado pode obter direto pelo telefone do professor Jorge Vidal: 99208-8553.