Lusa

Lusa garante vaga na semifinal do Cariocão

Pela primeira vez na história, a Portuguesa estará entre os quatro melhores do Rio


Por André Oliveira

23/04/2021 - Edição 2038

O volante Mauro Silva comemora o primeiro gol da Lusa diante do Flamengo
O volante Mauro Silva comemora o primeiro gol da Lusa diante do Flamengo

Pela primeira vez em 96 anos de história, a Associação Atlética Portuguesa garantiu vaga para às semifinais do Campeonato Carioca e está entre os quatro melhores times do Rio de Janeiro. A classificação se concretizou matematicamente após o empate entre Boavista e Vasco da Gama, já que no sábado (17), a Lusa havia empatado contra o Flamengo por 2 a 2, no Estádio Luso-Brasileiro, fato que obrigava o Vasco a vencer todas as partidas para se classificar.

Com a vaga carimbada para a próxima fase, a Lusa, também pela primeira vez em sua história, garantiu vaga na Copa do Brasil 2022, torneio mais rentável do futebol brasileiro. Além disso, conquistou mais uma vez a vaga para disputar o Campeonato Brasileiro Série D no ano que vem. No campeonato deste ano, a Lusa segue invicta contra os times considerados grandes. Nos confrontos diretos, o time lusitano venceu o Vasco e Fluminense e empatou com Botafogo e Flamengo. Além de ser a primeira vez que isso ocorre na história do clube, na última década nenhum time de menor investimento conseguiu este feito.

— É uma temporada que vai ficar na história e contaremos tudo que estamos vivendo para as próximas gerações de torcedores lusitanos. Em uma pandemia, momento extremamente difícil financeiramente, conseguimos nos superar, montar um trabalho de excelência, um grupo de jogadores dedicados que souberam entender a importância deste ano para o clube e carimbaram seus nomes para sempre no clube. E ainda não acabou. Estamos trabalhando duro para que venha mais história por aí — sinaliza o presidente Marcelo Barros.

Jogadores vibram após excelente desempenho contra o time da Gávea

Neste próximo sábado (24), às 19h, a Lusa volta a campo para enfrentar o Boavista, no estádio Luso-Brasileiro, pela última rodada da Taça Guanabara. Essa partida é decisiva para definir qual será a equipe que a Portuguesa vai enfrentar na próxima fase. Na quarta colocação, a princípio, a Lusa estaria enfrentando o Volta Redonda, em um confronto que vencendo, já garantia um dos times de menor investimento na final do Campeonato Carioca. A preparação para esta partida final de turno foi bem-feita e o foco do time, segundo o meia-atacante Romarinho, autor do segundo gol contra o Flamengo, é a vitória.

— Quando a Lusa entra em campo é sempre para vencer. Não podemos pensar em outra coisa. Vamos jogar para conseguir a maior pontuação possível nesta Taça Guanabara, e quem sabe também conquistar o vice-campeonato, que seria um grande feito para a história do clube. Ainda é possível. O importante é continuar jogando bem, evitando tomar gols, e pensando sempre nas coisas boas que estão por vir — conta Romarinho, que está no clube há 12 anos.