Lusa

Lusa faz balanço de 2020 nos esportes

Clube tem ano satisfatório e futsal coroa dezembro com o Tetracampeonato Carioca


Por André Oliveira

23/12/2020 - Edição 2021

O time de futsal da Lusa comemora o quarto título consecutivo do Carioca e hegemonia nas quadras do Rio // Foto: Wellington Jorge
O time de futsal da Lusa comemora o quarto título consecutivo do Carioca e hegemonia nas quadras do Rio // Foto: Wellington Jorge

Título, conquistas, pandemia, superação e esperança. O ano de 2020 está terminando e a Associação Atlética Portuguesa nestas duas últimas edições de 2020 do jornal Ilha Notícias, através de uma entrevista com o presidente Marcelo Barros, faz um balanço dos principais acontecimentos e conquistas do clube durante este ano, que ficará marcado na história pela tristeza trazida pelo novo coronavírus.

O ano da Lusa começa com bastante emoção logo nos primeiros três meses de 2020. Em janeiro, o futebol conseguiu garantir vaga na fase principal do Campeonato Carioca pela quinta vez seguida ao terminar a primeira fase na primeira colocação tendo a classificação vindo em um jogo que os torcedores lusitanos consideram memorável, já que a Portuguesa conseguiu reverter uma desvantagem de 2 a 0 para 3 a 2, com o gol da vitória saindo nos minutos finais, no Luso-Brasileiro. A campanha no Carioca foi satisfatória e por pouco, a equipe lusitana não conquistou vaga nas semifinais.

— O primeiro objetivo foi cumprido, que era garantir a presença da Portuguesa pela sexta vez na fase principal. Após isso, fizemos uma campanha boa na Taça Guanabara, conseguindo fazer valer o mando de campo. Na volta do futebol da pandemia ficamos a um gol de passar o Botafogo e garantir a primeira semifinal da história do clube. Fizemos uma boa partida contra o Flamengo e quase conseguimos desbancar o atual campeão da América. Depois veio o Campeonato Brasileiro da Série D em que realizamos uma campanha regular, mas acabamos deixando escapar a classificação, no detalhe, na última rodada — analisa Marcelo.

Um dos principais feitos deste ano e que muito orgulha os torcedores e sócios da Lusa, sem dúvidas, foi a inauguração da iluminação oficial do estádio Luso-Brasileiro. O jogo válido pela última rodada da Taça Rio na partida entre Portuguesa e Botafogo foi transmitido para todo Brasil pela Rede Globo.

— Esta conquista foi muito comemorada já que abre um leque importante de oportunidades para gerar mais conforto ao torcedor da Portuguesa colocando os jogos do clube em horários mais flexíveis. Além disso, a iluminação atende os requisitos das transmissões esportivas e dos campeonatos oficiais, o que pode facilitar o Luso-Brasileiro a ser um dos estádios requisitados para partidas de menor porte — comenta o presidente.

Já em dezembro vieram conquistas. O futsal adulto sagrou-se Tetracampeão Carioca de Futsal, garantindo vaga para as próximas duas edições da Taça Brasil de Futsal, uma das principais competições do futsal nacional. Já o futebol feminino ficou com o vice-campeonato da Taça Unifoot Diamante Pro que substituiu o campeonato carioca feminino deste ano, que não foi realizado por conta da pandemia.