03/01/2025 - Edição 2231
O ano de 2025 mal começou e a Associação Atlética Portuguesa já está de volta aos gramados, pronta para encarar os desafios do Campeonato Carioca. O time insulano estreia no sábado, no próximo dia 11, contra o Bangu, em Moça Bonita, com o jogo marcado, a princípio, para às 20h. A equipe que, além do Cariocão, disputa também a Copa do Brasil este ano e já vem treinando desde o dia 21 de novembro.
Sob nova direção técnica, a Lusa aposta na experiência do treinador Evaristo Piza, que assumiu o comando junto ao auxiliar Marco Antônio. A nova comissão técnica chegou com o desafio de entrosar uma equipe que combina experiência, juventude e remanescentes da última temporada com os reforços que chegam para agregar qualidade ao elenco.
Entre os jogadores que continuam na Portuguesa, destacam-se o volante Wellington Cezar e João Paulo que já são referências dentro de campo. Outros nomes importantes como o zagueiro Victor Pereira, o lateral Joazi e os meia-atacantes Anderson Rosa, Romarinho e Lucas Santos também renovaram seu compromisso com o clube. No setor ofensivo, Rafael Silva, Elicley e Miguel permanecem como apostas para balançar as redes adversárias.
A Portuguesa também se movimentou bem no mercado para trazer reforços que elevam o nível competitivo da equipe. Chegaram os zagueiros Iran, Ian Carlo e Thomaz Kayky, os laterais MV e Lucas Mota, e os meias Joãozinho e Clayton. No ataque, os novos contratados Hélio Paraíba e Lohan prometem ser as grandes esperanças de gols da torcida insulana. Para o gol, a Lusa trouxe o goleiro Vinicius Machado.
— Montamos um elenco de acordo com a necessidade do campeonato carioca, que este ano vai ser muito intenso, com jogos em sequência. O calendário do futebol brasileiro está muito puxado e precisamos estar bem preparados já a partir da primeira rodada — afirma o vice-presidente de futebol da Lusa, Marcelo Barros.
Após a estreia contra o Bangu, a Portuguesa enfrenta um verdadeiro teste de fogo ao encarar o Botafogo, atual campeão da Libertadores, na segunda rodada. Em seguida, a Lusa fará sua estreia em casa, recebendo o Madureira na terceira rodada, em um confronto onde a presença da torcida será fundamental para motivar o elenco.
A Portuguesa busca começar o ano com o pé direito, tendo em mente não apenas os desafios imediatos, mas também um planejamento de longo prazo que visa garantir a classificação para os campeonatos nacionais de 2026. Sob o comando de Evaristo Piza, a Lusa quer novamente surpreender os grandes e tentar furar a bola chegando nas primeiras colocações, como aconteceu em 2021, quando o clube ficou na terceira colocação, à frente de Vasco e Botafogo.