Lusa

Lusa começa “Peneirão” visando 2022

Do sub-13 ao sub-20, clube vai avaliar novos talentos


29/10/2021 - Edição 2065

O preparador Jorge orienta os atletas de perto
O preparador Jorge orienta os atletas de perto

A Associação Atlética Portuguesa começa a planejar o calendário de competições das categorias de base do futebol, para 2022. Para isso, o clube definiu o início do novo processo de seleção de jogadores, as famosas peneiras, que serão realizadas nos meses de novembro, dezembro e janeiro. O objetivo do clube é encontrar novos talentos para formar as equipes das categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20, que serão remodeladas no próximo ano.  

A ideia em 2022 é trazer os treinamentos para a estrutura do clube já existente no estádio Luso-Brasileiro. Então, neste momento, torna-se importante a captação de jogadores. Os testes serão conduzidos pelo coordenador técnico de avaliação de novos talentos, professor Jorge Vidal, que possui experiência como chefe de preparação física da categoria sub-20 da Lusa, é responsável pelo Núcleo Formador do clube e foi o organizador da Copa Lusa de Fut-7.  

— Estamos preparados e aumentamos o quantitativo de profissionais observando o potencial de cada atleta, que será avaliado. Teremos na maioria dos treinos, a presença do treinador das categorias para que eles possam também avaliar de perto os potenciais de cada atleta. Vamos com tudo — afirma Jorge Vidal, conhecido como Jack.  

A primeira oportunidade para jovens que sonham se tornar jogadores profisisonais é através das avaliações multidisciplinares feitas pelos técnicos da Portuguesa

A peneira, na Lusa, é realizada semestralmente e diversos atletas já saíram dela e, inclusive, formaram carreira no time profissional. É o caso do meia Romarinho, cria do morro do Dendê, que já possui mais de 150 jogos com a camisa lusitana, e o zagueiro Pedro, titular da melhor campanha do clube na história do Campeonato Carioca, realizada este ano, e que foi vendido para o Grêmio Horizontino, da Série A, do Campeonato Paulista. 

— Nós levamos a sério o processo de seleção, porque é a forma que conseguimos para dar oportunidade a todas as crianças, adolescentes e jovens, que mantém o sonho de se tornarem jogadores de futebol. Quem mora na Ilha ou nas regiões adjacentes e querem fazer parte da Lusa já no início do ano. A hora é agora! — conclama o presidente Marcelo.  

As inscrições estão abertas na secretaria do clube, que funciona de terça a domingo. As avaliações começam a partir do dia 9 de novembro. Das categorias sub-15 e sub-17 serão realizadas às 9h. Já o sub-20, às 13h. Por fim, a categoria sub-13, às 14h. As baterias de treino acontecerão sempre às terças. Para se inscrever, é necessário ter um atestado médico que capacite para a prática do futebol com três meses de validade. Mais informações: 2462-3133.